Início / Notícias / Geral / 18 de maio, o Dia do Vidraceiro

18 de maio, o Dia do Vidraceiro

Responsável pela projeção e execução de corte, lapidação, furação e a instalação do vidro comum ou temperado nos mais diversos ambientes, o vidraceiro tem o seu dia celebrado em 18 de maio. Quando atua na construção civil, o especialista realiza a instalação do vidro na fase final do acabamento da obra, justamente para evitar riscos de danos aos produtos e até mesmo aos demais materiais nos ambientes.  Agora fica a pergunta: para a realização desse serviço é necessária ou não uma bela combinação de talento e técnica? Com certeza, sim. Por isso é tão importante a capacitação e a atualização de quem atua nessa área constantemente. Afinal, novos equipamentos e tecnologias surgem a todo momento e podem aumentar a produtividade do profissional.

E produtividade é tudo o que esses especialistas precisam, uma vez que há um leque enorme de atuação para os vidraceiros, com novos mercados que vão desde a vidraçaria até o setor automotivo, por exemplo. Devido às altas exigências do setor, cada vez mais é necessário realizar treinamentos e capacitações, não somente para buscar o aperfeiçoamento, mas também, para estar atento às novidades, aos modelos de ferramentas que podem ser usadas no dia a dia do trabalho e também para fazer a melhor escolha de equipamentos e saber utilizá-los.

Dentro deste universo de ferramentas, algumas dicas práticas são bem importantes, como, por exemplo, quando o especialista utiliza a broca para furar vidro: sempre recomendo que o vidro fique preso com um grampo rápido, assim, é possível evitar vibrações que possam trincá-lo. O ideal é usar uma furadeira de bancada, com rotação baixa e pouca pressão de avanço. Ao fazer o furo, é preciso uma broca de menor diâmetro e depois com a espessura desejada. Não é necessário fazer a refrigeração com água. Ao terminar, um aspirador de pó é usado para sugar os resíduos que ficaram.

Vale destacar ainda que, além das brocas, outras ferramentas são importantes para o trabalho do vidraceiro como: trenas, alicates, rebitadores, arcos de serra, grampos, níveis, esquadros, luvas, malas para armazenagem dos equipamentos, cinturão de ferramentas, entre outros equipamentos.

Estar ciente dessas orientações é importante para o dia a dia de trabalho do vidraceiro, pois ele precisa estar atento a vários fatores que possam interferir na sua rotina, afinal, aquilo que parece um detalhe pode, na verdade, fazer toda a diferença quando o assunto é produtividade e qualidade no manejo dos vidros. Parabéns a todos os vidraceiros!

 

Por Dermival Poçan

* Dermival Poçan é coordenador técnico de produto da IRWIN, empresa multinacional de ferramentas e acessórios para profissionais, especialmente desenvolvidos para atender as necessidades de trabalhadores das áreas da construção civil, marcenaria, mecânica, metalúrgica, elétrica, carpintaria, manutenção e reparo.  Há mais de 55 anos no mercado brasileiro, tem distribuição em todo o território nacional e conta com um portfólio completo de produtos capazes de atingir rígidos padrões de performance, durabilidade, eficiência e inovação, como brocas, ferramentas manuais e de corte, além de itens para segurança e armazenagem.

Veja Também

Encontro de Aeromodelismo agita o final de semana

O objetivo é estimular a prática deste esporte   Matão sedia neste final de semana …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *