Início / Notícias / Cidade / 1º Encontro de Companhias de Santos Reis foi sucesso

1º Encontro de Companhias de Santos Reis foi sucesso

Evento aconteceu na praça da Vila Pereira para intercâmbio das tradições folclóricas

 

No domingo (4), foi realizado o 1º Encontro de Companhias de Santos Reis de Matão na praça ‘Prefeito José Bartholomeu Ferreira’, na Vila Pereira. A organização do evento se deu por meio da Cia de Santos Reis ‘Padre Marcos Pião’, sendo uma realização da Prefeitura de Matão, por meio de suas Secretarias Municipais. Com o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre os grupos participantes, também buscou preservar as tradições folclóricas da região.
Compareceram ao encontro as seguintes companhias do interior paulista: ‘Estrela Brilhante do Oriente’, de Tapiratiba; ‘Os Reis nos Acompanham’, de Motuca; ‘Três Reis Santos’, de Cravinhos; ‘Magos do Oriente’, de Pradópolis; ‘Associação de Reis Irmãos Soares’, de Luiz Antônio; ‘Estrela Guia’, de Ribeirão Preto; ‘Associação dos Reis Magos do Oriente’, de Santa Rosa do Viterbo; ‘Irmandade Peregrinação de Santos Reis’, de Bento Quirino; ‘Seguidores de Jesus’, de São Simão; ‘São Lourenço do Pontal’, de Pontal; ‘Irmãos da Terra’, de Cajuru; ‘Estrela Guia’, de São Carlos; ‘Unidos de Serrana’, de Serrana; e a ‘Reis Mensageiros da Paz’, de Londrina.
O encontro contou ainda com a participação da ‘Feirinha de Artesanato’, que reuniu artesãos locais para propagação de seus trabalhos, fortalecendo assim a economia criativa. Durante todo o dia ocorreram apresentações de companhias, louvor à Nossa Senhora Aparecida e bênçãos aos presentes. Os organizadores se mostraram satisfeitos com toda a realização e agradeceram todo apoio recebido para que o 1º Encontro de Companhias de Santos Reis acontecesse. “Em nome da Cia de Santos Reis ‘Padre Marcos Pião’, agradecemos o Poder Executivo e o Legislativo de Matão, bem como todos os apoiadores para que esse sonho se tornasse realidade”, destaca.
O diretor do Departamento de Cultura, Júlio Cesar Ribeiro, agradeceu todos os envolvidos nessa realização e salientou que “a Folia de Reis é uma festa católica intimamente ligada à comemoração do Natal, onde os foliões celebram os Três Reis Magos. Trata-se de uma festa originária na Espanha, que difundiu as celebrações pela Europa. De acordo com os registros, no Brasil, os festejos foram trazidos pelos colonos portugueses. A festa ganhou força por volta do século XIX, sendo identificada em diversas regiões do país e, sobretudo, pelo interior paulista. É muito bonito contemplar essas tradições culturais e vê-las sendo difundidas entre gerações. Todas as companhias estão de parabéns”, finaliza Ribeiro.

 

  •  Assessoria de Imprensa

Veja Também

Comad realiza confraternização dos alunos premiados no concurso de vídeos

Evento foi realizado em julho para conscientização da Semana Municipal de Prevenção ao Uso de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *