Início / Notícias / Cidade / Atividades da ‘Parceria Votorantim pela Educação’ são encerradas em Matão

Atividades da ‘Parceria Votorantim pela Educação’ são encerradas em Matão

Cerimonial de encerramento aconteceu na quadra do CAJU com participação de alunos da rede municipal de ensino

 

Desde o início do ano, diversas ações foram propostas pela Secretaria de Educação e Cultura com mobilizadores da comunidade que representam bairros da cidade para melhorar a qualidade de gestão educacional e escolar no município. O trabalho é uma parceria da Prefeitura de Matão com o Grupo Votorantim, por intermédio do Parceria Votorantim Educação, representado pela Citrosuco.

Durante o ano, o programa foi desenvolvido em 27 escolas municipais, sendo 4 creches, 17 EMEIs, cinco escolas de ensino fundamental e uma de ensino médio. Foram mais de 6 mil alunos envolvidos com as mobilizações realizadas que envolvera alunos, pais, professores, equipes escolares, familiares e a comunidade.

Em 2018, o tema desenvolvido foi “Gestão com Foco na Aprendizagem”, possibilitando uma interface com o processo de revisão do currículo a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As principais atividades realizadas foram oficinas, exposições e mutirões sobre sustentabilidade, apresentações musicais, plantio de mudas de árvores, artísticas e culturais, contação de histórias, gibitecas e jardim literário, entre outras ações relacionadas ao protagonismo juvenil.

O programa ‘Parceria Votorantim pela Educação’ (PVE) 2018 encerrou seus trabalhos com uma cerimônia na quadra da escola municipal Profº Celso de Barros Perches (CAJU) na última quarta-feira (28). Na ocasião, estiveram presentes a secretária de Educação e Cultura, Adriana Marangoni, a diretora do CAJU, Tatiane Jardim, os alunos que participaram do projeto ‘Criativos da Escola’, a gerente do Departamento de Responsabilidade Social da Citrosuco, Margareth Ribeiro da Silva (Margô), e o representante do grupo de mobilizadores do PVE, Rui Roberto de Souza. Também participaram familiares, diretores e funcionários públicos, equipe da Secretaria de Educação e Cultura, além de outras autoridades.

Segundo Margô, este evento mostra o desenvolvimento das crianças e adolescentes durante 2018. “É o segundo ano que realizamos a parceria, a Citrosuco que trouxe o projeto para Matão junto com a Secretaria de Educação. Sabemos que estas leituras e ações contribuem para o crescimento e aprimoramento de cada um deles. Acredito que tenha feito a diferença na vida de todos os estudantes ter trabalhado o tema durante o ano. Vale lembrar que esta parceria segue em 2019 e 2020 para fazermos o acompanhamento de aprendizagem, estimulando a leitura e trazendo a participação da família na escola.

Na oportunidade, aconteceram apresentações do teatro CajArte, de uma leitura dramática do Pequeno Príncipe com alunos do ensino fundamental 2 do CAJU, do Projeto Jardim da EMEF Benta Maria Ragassi Scutti (CAIC) e dos alunos dos 4º anos do CAJU com uma demonstração musical em Libras. Ainda foram realizadas homenagens aos senhores Silvio Geraldo Freitas Vieira e Antônio Geraldo Molina pelo trabalho desenvolvido durante a trajetória do PVE.

Adriana Marangoni explica que o programa ‘Parceria Votorantim pela Educação’  viabiliza iniciativas transformadoras, abrindo espaço para a cultura local, dando voz às crianças e jovens, além de promover o real encontro da comunidade com a escola. “Encerramos mais um ciclo com o protagonismo dos nossos alunos, porque foram eles que fizeram o espetáculo de um trabalho realizado durante todo ano com os professores, mobilizadores, voluntários, coordenadores, ou seja, todos unidos pela Educação”, destaca.

Todas as escolas participantes do projeto receberão uma placa certificando que realizaram as atividades do programa. Também foi apresentado um videodocumentário do PVE que retratou as conquistas, homenageando o trabalho desenvolvido nas escolas de Matão e da região. Após isso, aconteceu a entrega de certificados aos sete projetos do desafio ‘Criativos da Escola’, que reconhece ações protagonizadas pro crianças e jovens apoiados por seus educadores para transformar suas escolas e comunidades.

Os projetos inscritos foram: Clube da Leitura; Show de Talentos; Grupo Literário; Grupo CajArte de Leitura e Teatro; e Projeto Pescar. O destaque do desafio ‘Criativos da Escola’, que recebeu um troféu, foi o ‘Show de Talentos’ da EM Adelino Bordignon. “O projeto consiste em uma competição com inscrição dos alunos para mostrar seus talentos, como canto, dança, dentre outras apresentações. Realizamos o evento com patrocinadores e foi muito bom porque promoveu uma socialização na escola, porque é um ambiente em que muita gente se esbarra mas não conversa, então fizemos este concurso para promover interação. Foi uma alegria ganhar, ainda mais que ano passado não conseguimos o 1º lugar e estamos muito felizes em conseguir este mérito em 2018”, conclui o estudante Gabriel Deberaldini.

Veja Também

Mais de 1 milhão de jovens não concluem o ensino médio até os 19 anos

Dos 3,2 milhões de brasileiros com 19 anos, 2 milhões concluíram o ensino médio, o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *