Início / Notícias / Esportes / Atletismo ACD vai disputar os Jogos Abertos

Atletismo ACD vai disputar os Jogos Abertos

Equipe de Matão conquistou 23 medalhas nos Jogos Regionais

 

O Atletismo ACD (atletas com deficiência) de Matão conquistou, nos Jogos Regionais, seis medalhas de ouro, nove de prata e oito de bronze, ficando em 5° lugar na classificação final, tanto feminina quanto masculina.

Todas as provas aconteceram no dia 20 de julho, no Ginásio de Esportes ‘Décimo Chiozzini’, contra nove cidades, na modalidade feminina; e 13 cidades, na masculina. Na classificação das mulheres, Matão ficou atrás de Monte Alto (1°), Franca (2°), Ribeirão Preto (3°) e Sertãozinho (4°). Na classificação dos homens, a cidade ficou atrás de Franca (1°), Monte Alto (2°), Ribeirão Preto (3°) e Araraquara (4°).

Na modalidade feminina, Matão foi representada somente por Franciele Dantas do Nascimento, de 15 anos. A atleta conquistou uma medalha de prata nos 200 metros fazendo 41 segundos e 85 centésimos. A jovem também ganhou duas medalhas de bronze: uma nos 100 metros (19 segundos e 18 centésimos) e a segunda no salto em distância, atingindo 1,78 metro.

Adriano Cassiano Nogueira, 35, conquistou três medalhas de ouro: uma no lançamento do dardo (600 gr), atingindo 22,80 metros; outra no lançamento do disco (1 kg), alcançando 24,47 metros; e a terceira no arremesso do peso (4 kg), obtendo 8,46 metros. O atleta está entre os cinco melhores do Brasil, na categoria F55, no ranking do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).
Luiz Nivaldo Tomaz, 62, ganhou uma medalha de ouro e duas de prata: a de ouro foi no lançamento do dardo (21,56 metros), uma de prata foi no lançamento do disco (28,03 metros) e a outra de prata foi no arremesso do peso (7,37 metros).

Fernando Aguiar da Silva Paiva, 28, levou uma medalha de ouro e duas de bronze: a de ouro foi no lançamento do dardo (12,71 metros), uma de bronze foi no lançamento do disco (11,56 metros) e a segunda de bronze foi no arremesso do peso (4,73 metros).

João Vitor Pereira Ramos, 20, conquistou uma medalha de ouro nos 400 metros (59 segundos e 66 centésimos), uma de prata nos 200 metros (26 segundos e 63 centésimos) e uma de bronze no salto em distância (4,12 metros).

Alex Junior dos Santos Souza,22, ganhou duas medalhas de prata e uma de bronze: uma de prata foi no lançamento do dardo (15,83 metros), a segunda de prata foi no lançamento do disco (18,45 metros) e a de bronze foi no arremesso do peso (5,51 metros).

Igor Renan Marciano Moreira, 18, levou uma medalha de prata e duas de bronze: a de prata foi nos 400 metros (1 minuto, 2 segundos e 94 centésimos), uma de bronze foi nos 100 metros (13 segundos e 21 centésimos) e a outra de bronze foi nos 200 metros (26 segundos e 96 centésimos).

Weslei Rodrigo da Silva, 19, ganhou uma medalha de prata nos 5.000 metros (23 minutos, 23 segundos e 73 centésimos) e uma de prata nos 1.500 metros (5 minutos, 57 segundos e 53 centésimos).

O técnico da equipe matonense é o professor de Atletismo Elias Paulo Esquetini, funcionário público há 19 anos. “Atribuo o resultado à parceria feita com a Apae. O secretário de Esportes, Sebastião Trigo, deu abertura para fazer essa parceria e o diretor da Apae, Luiz Fernando Zuin, aceitou fazer a parceria. Na Apae, fui bem acolhido pelo professor de Educação Física, Sérgio Christiani Junior, que disse que tinha atletas com potencial. Esses atletas deficientes intelectuais da Apae somaram com os meus atletas deficientes físicos. Com isso conseguimos 23 medalhas e todos os atletas estão classificados para os Jogos Abertos do Interior, que vão acontecer em novembro, em São Carlos”.

Além da parceria, para disputar os Jogos Regionais, cada atleta treinou de duas a três vezes por semana, 1h30 por treino. Depois dos Jogos Abertos, a equipe matonense vai disputar o Circuito Loterias Caixa, que vai acontecer no início do próximo ano, em São Paulo.

 

  • Natali Galvão

Veja Também

Problemas no sistema adiam início de consolidação de dívidas do Refis

Problemas no sistema informático adiaram em quase um dia o início da consolidação das dívidas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *