Início / Notícias / Cidade / Câmara faz audiência pública para discutir alteração do plano diretor

Câmara faz audiência pública para discutir alteração do plano diretor

Reunião aconteceu no plenário, na noite da última quarta-feira (3)

 

Uma audiência pública para discutir a alteração do plano diretor de desenvolvimento sustentável e de política urbana e ambiental de Matão foi realizada pela Câmara Municipal na noite desta quarta-feira (3), no plenário da Casa de Leis, com a participação de cerca de 80 pessoas.
Entre os participantes estavam o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Carlos Hasselaar, os vereadores Nau, Carmo, Cleuza, Luis Mansini, Luiz Cerqueira e China, o promotor de justiça Cleber Defina, profissionais da área de construção civil e do ramo imobiliário e outros munícipes interessados.
A alteração do plano diretor foi proposta pela Prefeitura Municipal, que encaminhou ao Legislativo o projeto de lei complementar n° 5/2018 com parecer favorável do Concima (Conselho da Cidade de Matão). A Câmara então realizou a audiência pública para apresentar o conteúdo à população.
A reunião durou cerca de três horas e tratou sobre desdobramento e tamanho de terrenos. “A audiência foi altamente positiva porque resolvemos toda a parte dos futuros loteamentos, que já estão delineados em termos de tamanhos dos lotes. Estamos conseguindo fazer loteamentos para as classes menos abastada, média e alta. Daqui para o futuro está resolvido”, afirma o secretário de Desenvolvimento Urbano.
“Nós atendemos um grande anseio dos loteadores da cidade sobre desdobro de lote. A gente tinha uma expectativa de não permitir mais o desdobro, mas a cidade da forma que está depende muito dos desdobros desses lotes. Então vamos continuar com os desdobros dentro dos loteamentos aprovados até a aprovação do atual plano diretor, que foi em 7 de junho deste ano”, acrescenta Carlos Hasselaar.
“Nós vamos também liberar o desdobramento nos lotes já quitados, mesmo que não tenha construção. Isso vai atender muitas pessoas que dependem de comprar lotes em duas pessoas. Vamos fazer as alterações nesses itens e passar para os vereadores que vão fazer emendas”, esclarece.
O corretor de imóveis Jair Bachi gostou do resultado da audiência. “Fiquei muito feliz. Tivemos a compreensão de todos aqui presentes, inclusive a presença do promotor foi muito importante para nós. Saio daqui realizado porque o que a gente queria aconteceu hoje e vai favorecer toda a população de Matão”, diz.
“Desde que seja acatado tudo que foi discutido hoje, é um benefício muito grande para a cidade, para a população de baixa renda principalmente, para o comércio e para todos os profissionais do ramo de construção civil”, afirma o corretor de imóveis Elias Alane.
“Fiquei contente com essa audiência pública porque agora o que era direito adquirido vai voltar a ser, nos terrenos já permitidos o desdobramento vai continuar. E agora mais um avanço: os terrenos que já estão quitados, mesmo sem construir, poderão ser desmembrados também. Vamos votar esse plano para nossa cidade continuar em andamento”, conclui o vereador Nau.

 

  • Natali Galvão

Veja Também

Corpo de Bombeiros de Matão tem novo comandante

1º tenente PM Cássio Koitsi H. da Luz está à frente da corporação há dois …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *