Início / Notícias / Política / Câmara homenageará Dom Sérgio da Rocha

Câmara homenageará Dom Sérgio da Rocha

Solenidade acontecerá na Igreja Matriz Senhor Bom Jesus

 

No próximo dia 16 de fevereiro, a Câmara Municipal deverá realizar uma sessão solene em homenagem à Dom Sérgio da Rocha, o cardeal católico brasileiro é arcebispo metropolitano de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Serão entregues duas honrarias, o Título de Honra ao Mérito, atendendo ao Decreto Legislativo nº 10/2017, de autoria do vereador Luis Manzini e o Título de Cidadão Matonense, atendendo ao Decreto Legislativo nº 05/2001, de autoria do ex-vereador Vladimir Lázaro Ribeiro, ambos os títulos em reconhecimento aos inestimáveis trabalhos desenvolvidos em benefício da comunidade matonense, honrando e levando o nome da cidade de Matão para todo o Brasil.

A solenidade acontecerá na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, na sexta, 16, , às 19h30, após a celebração da missa em comemoração aos 120 anos da Igreja Matriz, que está sendo organizada pelo Pároco Pe. Jorge João Aparecido Nahra, Vigário Episcopal do Vicariato Senhor Bom Jesus.

Para o vereador Luis Manzini estas honrarias ao Dom Sérgio são mais que justas, pela dedicação em doar a sua vida em benefício ao próximo. “Dom Sérgio é um orgulho para cidade, cresceu aqui em Matão, fez amigos, sua família reside aqui até os dias de hoje, sempre se fez presente em nossa cidade e através da igreja católica vem se dedicando aos ensinamentos religiosos e valorizando a vida e as famílias em geral. Sinto-me honrado em poder fazer parte desta homenagem”, disse Manzini.

Dom Sérgio é filho de Rubens da Rocha (In memoriam) e Aparecida Veronesi, nasceu na Fazenda Santo Antônio no município de Dobrada, na época distrito de Matão. Recebeu a ordenação diaconal na Igreja de Santa Cruz de Matão, no dia 18 de agosto de 1984 e sacerdote na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão, aos 14 de dezembro de 1984. Cursou Filosofia no Seminário de São Carlos e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduou-se em Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Lorena. Fez pós-graduação a nível de Mestrado em Teologia Moral pela Faculdade Nossa Senhora Assunção, de São Paulo, e obteve o Doutorado na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, no dia 21 de janeiro de 1997.

No dia 13 de junho de 2001 foi nomeado bispo auxiliar de Fortaleza pelo Papa João Paulo II.  Foi ordenado bispo em 11 de agosto de 2001, na Catedral de São Carlos, por Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, e pelos coordenantes: Dom Joviano de Lima Júnior e Dom Bruno Gamberini. Aos 31 de janeiro de 2007, o Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Teresina, onde iniciou seu trabalho pastoral no dia 30 de março de 2007. (AIC)

No dia 11 de maio de 2011 foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB, período concluído em 2015.

Em 15 de junho de 2011 foi nomeado pelo Papa Bento XVI arcebispo metropolitano de Brasília. Sua posse aconteceu em 6 de agosto de 2011 em missa solene na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. Aos 25 de junho de 2011 teve seu nome divulgado como bispo membro das Edições CNBB.

Foi eleito como membro delegado pela CNBB para participar como Padre Sinodal da 13ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, realizada no Vaticano de 7 a 28 de outubro de 2012. Na 53º Assembleia da CNBB, foi eleito 1º membro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a 14ª Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Família, que ocorreu de 4 a 25 de outubro de 2015, no Vaticano.

No dia 20 de abril de 2015 foi eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Em 19 de novembro de 2016 foi ordenado Cardeal pelo Papa Francisco, passando a participar de escolhas importantes da Igreja Católica.

Cardeal Dom Sérgio da Rocha é um homem simples que escolheu dedicar sua vida à igreja católica e trabalha em nome de Deus para o bem de todos. Por este e outros bons motivos teve as duas honrarias aprovadas por unanimidade pelos vereadores da cidade de Matão, que reconhecem o seu “Dom” de se dedicar em pregar o bem.

 

  • AIC

Veja Também

Legislativo realiza Audiência Pública sobre alterações no Plano Diretor

Autoridades, vereadores e toda a população estão convidados a participar   A Câmara Municipal realizará …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *