Início / Notícias / Política / Câmara participa da campanha Novembro Azul

Câmara participa da campanha Novembro Azul

A intenção é alertar a população sobre a prevenção do câncer de próstata

O Legislativo matonense participa da campanha Novembro Azul, que visa alertar sobre a prevenção e o combate ao Câncer de Próstata. Este é o quarto ano que a fachada do prédio ganhará uma iluminação especial de cor azul durante todo mês, para lembrar à população sobre a causa.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que este é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil e o segundo mais frequente em homens, após os tumores de pele. No ano passado, foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. Considerada uma doença da terceira idade, devido ao fato de três quartos dos casos ocorrerem em homens acima dos 60 anos, o câncer de próstata pode demorar a se manifestar, o que exige exames preventivos constantes para não ser descoberto em estágio avançado e potencialmente fatal.

A doença acontece quando as células da próstata, glândula responsável, juntamente com as vesículas seminais, pela produção do esperma, começam a se multiplicar de forma desordenada. Como forma de prevenção é recomendado que todos os homens, a partir dos 40 anos façam o exame de toque retal. Descoberta na fase inicial, a doença, quando tratada, tem baixa mortalidade.

O presidente da Câmara, vereador Valtinho Trevizaneli, afirma que todos os órgãos do nosso município devem colaborar com esta campanha. E disse que é preciso combater o preconceito por parte dos homens que relutam em não fazer o exame. “A prevenção é decisiva para evitar que a doença se instale. Precisamos estar mais conscientes e deixar os preconceitos de lado”, completou.

 

(AIC)

Veja Também

Legislativo realizará entrega de honraria

A Câmara realiza na sexta, 27, às 20h, uma solenidade para a entrega de Título …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *