Início / Notícias / Política / Câmara realiza entrega do ‘Troféu Padre Batista’

Câmara realiza entrega do ‘Troféu Padre Batista’

A sessão foi uma reflexão ao Dia da Consciência Negra

 

Na quinta, 30, a Câmara Municipal realizou sessão solene para reflexão ao Dia da Consciência Negra, com outorga do ‘Troféu Padre Batista à Ana Carolina Ramos, Peppy Typer, Claudecir de Souza, Edson José Gabriel e Valdinei Fermiano, indicados pelo Centro de União da Comunidade Negra de Matão, por se destacarem na luta pela igualdade racial. A realização da solenidade atende ao que determina a Lei nº 2802/1999, alterada pela Lei nº 3805/2006.

O Dia da Consciência Negra lembra a resistência do negro à escravidão de forma geral. A data é celebrada em 20 de novembro por coincidir com o dia da morte do Zumbi dos Palmares, em 1695. A honraria entregue aos homenageados leva o nome do Padre Batista, que foi um dos principais ativistas no trabalho com crianças de rua e fundador do Instituto do Negro, nasceu na fazenda Matãozinho, próximo ao bairro de Silvânia, seguindo a vocação religiosa até sua morte aos 39 anos.

Participaram da Mesa Diretora o 1º secretário da Câmara Municipal de Matão, vereador Jonas Garcia Filho (Joninhas), que presidiu a solenidade, o vice-prefeito de Matão, Professor Moacir Matturro, que neste ato representou o Prefeito de Matão, Sr. José Edinardo Esquetini, o ex-vereador Dr. Aparecido do Carmo de Souza, o Sr. Sérgio Floriano, Membro do Conselho de União da Comunidade Negra, o Sr. João Bento (Cucão) – Diretor de Difusão Cultural e Ativista da Comunidade Negra de Matão e a jovem Sacha da Silva Bezerra, representando os alunos da 3º ano do ensino médio da Escola Municipal Adelino Bordignon. Também estiveram presentes os vereadores Luis Mansini, Sebastião Freitas e Cleuza Salatta, além de membros da comunidade negra de Matão, familiares e amigos dos homenageados.

Durante a solenidade o vereador Joninhas parabenizou os homenageados e falou que é preciso acabar com o preconceito e a intolerância racial. “A luta do negro é diária, precisam garantir seu espaço para serem reconhecidos, pois ainda sofrem com a discriminação, a exclusão no trabalho, na sociedade, entre outros motivos. O negro tem um papel fundamental no desenvolvimento de nossa cultura, raça e costumes. Parabenizo os homenageados que representam a força da raça negra e defendem seus ideais com muita determinação”.

 

 

  • AIC

 

Veja Também

Vereadores aprovam projetos importantes para o município

A Câmara realizou na segunda, 18, a última sessão ordinária de 2017. Foram votados e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *