Início / Sem categoria / Campanha contra o abandono de animais é lançada pela Prefeitura

Campanha contra o abandono de animais é lançada pela Prefeitura

Na tarde de quarta, 12, a Prefeitura junto com a Secretaria Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos lançou a campanha ‘Animal não é brinquedo. Quem abandona não merece respeito!’, com o objetivo de sensibilizar e chamar a atenção da população sobre esse assunto tão importante que é o abandono de animais. Atualmente, há 427 animais no canil municipal, sendo 266 cães adultos e 41 filhotes, 105 gatos adultos e 15 filhotes. Segundo o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, são atendidas, em média, 3 ocorrências por dia de abandono de animais, o que corresponde a aproximadamente 1200 casos por ano. Quando o assunto é maus tratos, em média são 10 ocorrências por mês.

Na solenidade a mesa foi composta pelo prefeito Edinardo Esquetini, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Viviane Esquetini, do vice-prefeito Moacir Matturro, do secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, Markinho Nascimento, da representante da ONG ‘Amigos da Mulekada’, Heloísa Ribas, e da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB de Matão, Alessandra Alves.

“Estamos proporcionando um tratamento digno aos animais do canil como nunca houve na história da cidade, cuidados como vacinação, alimentação e banho estão sendo feitos mesmo havendo dificuldades em atender todas as solicitações. Esse é um trabalho que demanda uma série de fatores, mas sobretudo amor, e toda equipe que trabalha nesse setor tem muito amor e carinho para com esses animais. O canil não pode virar um depósito, precisa ser um espaço que ofereça qualidade de vida a esses cães e gatos, deixando-os prontos para serem adotados”, ressalta Markinho Nascimento.

“Queremos com essa ação sensibilizar a todos e mostrar como o lema da campanha diz que animal não é brinquedo. Estudos científicos comprovam que um animal têm a mesma sensibilidade de uma criança de 12 anos, eles sentem medo, desespero, falta do seu dono, e muitas vezes isso pode levar a uma depressão, eles sentem muito mais amor por nós do que nós por eles, eles tem muito a nos oferecer e ensinar. A denúncia nesses casos é anônima, por isso, não é preciso ter receio de denunciar. Além disso, vamos abrir um novo concurso da Guarda Municipal e seis ou sete destes classificados terão um treinamento para trabalhar com a questão animal, que consigam exercer a lei com apoio da ONG ‘Amigos da Mulekada’ e da OAB Matão”, explicou o prefeito Edinardo Esquetini.

Abandono e maus tratos para com os animais é crime, com pena de detenção que pode ser de três meses a um ano, além de multa. Portanto, abrace essa causa para o bem estar de nossos bichinhos e denuncie. Em Matão denúncias dessa natureza podem ser feitas através do número: 3383-4060.

 

(Renata Bottura)

Veja Também

E sábado (14) na Sorema, aconteceu o Rock in Sorema 5 com as Bandas Joni Compri and The Suits, The Maiores e Bee Gees Alive. Confira as fotos.

Share on: WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *