Início / Notícias / Cidade / Campanha de vacinação contra sarampo e pólio é prorrogada até 14 de setembro

Campanha de vacinação contra sarampo e pólio é prorrogada até 14 de setembro

Matão superou a meta de imunizar 95% do público-alvo, atingindo índices de 96% e 98%

 

O Ministério da Saúde prorrogou até 14 de setembro a Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo e pólio. Pelos dados preliminares, a média de vacinação está em 88%. Em apenas sete estados a meta de vacinar pelo menos 95% do público-alvo foi atingida até o dia 31 de agosto.

Os estados que atingiram a meta de vacinação são Amapá, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Espírito Santo, Sergipe e Maranhão. O Rio de Janeiro continua com o menor índice de vacinação, seguido por Roraima, Pará, Piauí, Distrito Federal, Acre, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Norte e Amazonas.

Estados e municípios que não atingiram a meta devem manter a campanha por mais 14 dias. Segundo a enfermeira Tânia Bambozzi, do Centro de Saúde II, o público-alvo da Campanha são crianças de 12 meses até menores de 5 anos. Matão já ultrapassou a meta de vacinação com 98% vacinados contra pólio e 96% contra sarampo.

“Pessoas que não pertencem a esse grupo prioritário podem ir a uma Unidade Básica de Saúde em qualquer dia do ano para vacinações de rotina. A caderneta de vacinação é um documento que deve ser guardado a vida inteira e deve ser apresentada no local para anexar o comprovante da vacina e para atualização”, afirma a enfermeira.

Até o momento, mais de 1,3 milhão de crianças não receberam o reforço dessas vacinas. A recomendação do Ministério da Saúde é que estados e municípios façam busca ativa para garantir que o público-alvo seja vacinado. Em todo o país, foram aplicadas mais de 19,7 milhões de doses das vacinas (cerca de 9,8 milhões de cada).

 

  •  Jéssica Karoline

Veja Também

Corpo de Bombeiros de Matão tem novo comandante

1º tenente PM Cássio Koitsi H. da Luz está à frente da corporação há dois …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *