Início / Notícias / Cultura / Casa da Cultura recebe ‘Roda de Viola Caipira’

Casa da Cultura recebe ‘Roda de Viola Caipira’

Encontro reuniu admiradores da viola caipira e promoveu integração entre segmentos musicais

O mestre violeiro Benedito Fernandes apresentou-se na Casa da Cultura com seus alunos na ‘Roda de Viola Caipira’ no último dia 26. O objetivo foi trazer ao público o trabalho desenvolvido na Escola Municipal de Artes e em São Lourenço do Turvo por intermédio do programa de Descentralização da Cultura. O repertório apresentado trouxe músicas sertanejas de raíz, valsas, sambas, músicas clássicas, entre outras.

Na oportunidade, a Orquestra Municipal de Violões, sob orientação do educador social Vinicius Gabriel Belardinuci, com coordenação e regência de Danilo Gomez, entoou música popular brasileira, dentre elas ‘Chalana’ e ‘Cuitelinho’. Benedito salienta que o evento trouxe uma parcela daquilo que é ministrado nas oficinas de viola. “Mediante essa exibição foi possível demonstrar que basta gostar de música para aprende-la, seja na viola, seja no violão ou em outro instrumento. Além disso, foi um projeto para os admiradores da viola”, reforça ‘Sr. Dito’, como é carinhosamente conhecido.

Belardinuci evidencia que “os alunos são dedicados e não medem esforços para seus estudos. Com certeza, em breve, teremos mais um concerto da Orquestra de notoriedade em Matão”, afirma. Danilo Gomez, diretor da Divisão de Formação Cultural e regente da Orquestra Jovem de Matão, frisa que as oficinas de formação musical oferecidas pelo Departamento de Cultura objetivam, por meio de instrumentos de cordas e de sopros, formar novos músicos. “Unir instrumentos como viola e o violão foi muito oportuno, sobretudo por proporcionar visibilidade aos nossos educadores sociais que puderam trazer ao público o aprendizado de sala de aula”, relata.

Júlio Cesar Ribeiro, diretor do Departamento de Cultura, destaca que a viola caipira é um instrumento versátil e a sonoridade se adapta a qualquer estilo. “Observamos que com a viola seja possível colocar uma batida de um determinado gênero musical, atingindo uma outra identidade pra música”, ressalta. Adriana Marangoni, secretária de Educação e Cultura, agradeceu o apoio e o incentivo que o prefeito, Edinardo Esquetini, assegura para que projetos como o de Descentralização da Cultura possam ser executados com maestria no município por meio do Departamento de Cultura.

 

  •  Assessoria de Imprensa

Veja Também

Sorema comemora aniversário com atividades esportivas e de lazer

Eventos começam neste domingo (23). Clube completa 58 anos A Sorema comemora seu aniversários de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *