Início / Notícias / Cidade / Castseg Energia Solar realiza palestra na quarta (15)

Castseg Energia Solar realiza palestra na quarta (15)

Na próxima quarta-feira (15), será realizada a palestra ‘Produza sua própria energia’, na Associação Comercial e Empresarial de Matão (ACE), às 19h30. Será discorrido no evento um assunto do momento, pois quem nunca pensou em economizar em sua própria conta de energia?

A energia solar é uma energia renovável, obtida pela luz do sol, utilizada para o aquecimento de água (energia térmica) ou até mesmo como fonte de energia elétrica. Assim como a energia eólica, é uma das formas limpas de produção de energia que mais cresce no mundo.

Essa energia é obtida por meio de placas solares, que têm como função captar a energia luminosa e transformá-la em energia térmica ou elétrica. Além disso, essa energia pode ser obtida nas usinas solares compostas por inúmeros painéis que captam a energia do sol. Pode ser usada para produzir energia térmica, através do método de aquecimento solar, ou produzir energia elétrica diretamente, através dos painéis solares fotovoltaicos ou ainda, indiretamente, por meio das usinas que usam a energia heliotérmica.

A energia pode ser usada para aquecer água em residências, piscinas ou indústrias. Os coletores solares, basicamente, são sistemas com uma superfície escura que absorvem a luz solar e transmitem o calor para a água, que por sua vez fica armazenada em reservatórios térmicos chamados boilers. Os painéis ou placas fotovoltaicas utilizam um método direto de produção de energia elétrica. A luz solar é absorvida nas células solares, também chamadas fotovoltaicas ou fotoelétricas, que são feitas de material semicondutor, geralmente de cristais de silício. As partículas da luz solar (fótons) quando entram em contato com os átomos do silício provocam o deslocamento dos elétrons, gerando assim uma corrente elétrica, que é usada para carregar uma bateria.

Energia solar no Brasil e no mundo
No Brasil a energia solar representa apenas 0,02% da produção, com estimativas de atingir 4% até 2024, segundo dados do Ministério de Minas e Energia. Atualmente, apenas 1% da energia gerada no mundo provém das fontes de energias solares. Dentre os maiores produtores mundiais de energia solar estão: a Alemanha, a Itália, a Espanha, o Japão e os Estados Unidos.
Existem vários parques solares (CSP) no mundo, vários deles na Espanha. Em 2014 foi inaugurada na Califórnia, EUA, a Ivanpah Solar Electric Generating System, a maior usina até o momento que é quase 4 vezes maior do que a Shams Power Company, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, inaugurada em 2013. Enquanto a usina árabe produz cerca de 100 Megawatts, a americana abriga 300 mil espelhos para coletar a luz do sol, podendo produzir cerca de 392 megawatts de energia, fornecendo energia para 140 mil casas. Juntas as usinas devem ajudar a reduzir quase 600 mil toneladas por ano de emissões de CO2.

 

  • Jéssica Karoline

 

Veja Também

Campanha de Vacinação Antirrábica continua em Matão

Evento foi realizado neste domingo (21), mas cães e gatos ainda podem ser vacinados no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *