Início / Entretenimento / Cultura /  Cidade comemora 52 edições da Exposição de Orquídeas

 Cidade comemora 52 edições da Exposição de Orquídeas

A 52ª Exposição de Orquídeas presenteia Matão pelos seus 118 anos. Realizada pelo Núcleo Orquidófilo de Matão e organizado pela Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil, o evento que tradicionalmente faz parte das festividades de aniversário da cidade, vem com uma programação extensa e com novidades. 
Como em todos os anos a exposição será no salão de festas da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Alto. A solenidade de abertura acontecerá na noite de sexta, 12, às 20h, finalizando no domingo, 14, às 17h.
Aproximadamente 1800 vasos de orquídeas ficarão expostos durante os três dias do evento, que contará com participação de mais de 50 cidades totalizando 250 expositores de várias partes do País. “Nossa exposição tornou-se referência no País pela quantidade de espécies que recebemos, motivo de grande orgulho e, por isso, estamos sempre inovando no intuito de mostrar a beleza desta planta, atrair apreciadores  e fazer novas parcerias para que esta tradição se estenda por muitos anos”, avaliou o vice-presidente do Núcleo Orquidófilo de Matão, Lúcio Bochi.
As novidades deste ano serão a parceria com a ONG Amigos da Mulekada, que estará no segundo dia do evento, com a feirinha de adoção de animais do Canil Municipal, além da distribuição de sementes de árvores nativas que será feita pela diretoria do Departamento do Meio Ambiente. No ano passado a organização trouxe pela primeira vez a Amostra Regional de Bonsai que retorna novamente complementado a programação.
O Núcleo Orquidófilo de Matão começou a ser idealizado há aproximadamente 85 anos, sendo fundado no dia 11 de setembro de 1964 por moradores de Matão e região. Realizada anualmente no mês de agosto, a Exposição de Orquídeas faz parte do calendário de festividades do município.
Programação
Na sexta, 12, das 7h às 12h, o salão receberá as plantas de várias partes do País. Após a organização, às 13h, juízes da Coordenadoria da Associação Orquidófila do Brasil (CAOB), farão o julgamento das plantas.
A solenidade de abertura será realizada às 20h, com a entrega do troféu “Orquidófilo do Ano”, quando serão homenageados os cultivadores Antonio Carlos de Vito, morador da cidade de Poços de Caldas (MG) e o matonense Paulo Roberto Fernandes Filho.
No sábado, 13, o salão ficará aberto das 8h às 22h para visitação e compra de espécies. A ONG Amigos da Mulekada juntamente com o Departamento de Meio Ambiente, estarão das 9h às 13h, com a feirinha de adoção de cães e gatos, distribuindo sementes de árvores nativas aos visitantes da exposição. Durante este horário, também será distribuído algodão doce, gratuitamente, aos visitantes.
O evento, que é aberto ao público, será finalizado no domingo, 14, com visitas das 8h às 16h45, e às 15h, haverá a entrega das premiações aos expositores. Em seguida, por volta das 17h, acontece o encerramento das atividades. 

Fonte: AIP

Veja Também

Casa da Sopa inicia Campanha de Natal

A Casa da Sopa de Matão “Iraí Ramos” realiza a 13ª edição da sua tradicional …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *