Início / Entretenimento / Cultura / Cidade participa do Fórum Regional Turismo

Cidade participa do Fórum Regional Turismo

Na segunda, 2, os municípios de Matão, Gavião Peixoto, Araraquara, Borborema, Tabatinga e Américo Brasiliense estiveram reunidos na Prefeitura de Borborema para a sexta reunião do Fórum Regional de Turismo. O objetivo foi debater ações e dar continuidade às discussões sobre o aperfeiçoamento do processo de regionalização do Centro Paulista.

Para o encontro estiveram presentes Acylino M. Rezende Junior (Gavião Peixoto), Andrei Genua e Hélio Domingues Júnior (Borborema), Kléus B. Vilela e Júlio Cesar Ribeiro (Matão).

Na pauta vários temas foram pontuados por presidentes de CoMTur e dirigentes de turismo. Na oportunidade Júlio Cesar Riberio, Diretor do Departamento de Cultura e presidente do CoMTur discorreu sobre os avanços conquistados pelo prefeito José Edinardo Esquetini acerca de Matão integrar o MIT – Município de Interesse Turístico. Falou também sobre as potencialidades do município.

Assuntos como a elaboração de um Plano Diretor de Turismo para as demais cidades que compõem a regional, e a implantação de um aplicativo para mídias móveis que interligam as potencialidades turísticas de cada um dos municípios que compreendem a regional foram propostos, dentre outros itens, os quais serão retomados na próxima reunião que será sediada no município de Borborema no mês de outubro.

O presidente da Regional Centro Paulista Acylino M. Rezende Junior salientou que a regionalização do turismo é uma política pública com enfoque territorial; é um programa estruturante do Ministério, que trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo CoMTur com estados e municípios brasileiros, cujo objetivo é apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País, com vistas à promoção do desenvolvimento regional.

O Diretor de Turismo Kléus Vilela comentou que a realização do fórum é importante porque por intermédio deste é possível que os trezes municípios que compõem a Região Centro Paulista debatam e deliberem as ações a serem tomadas no sentido de buscarmos recursos e atrativos que venham beneficiar nossa região turística.

“Assim nessas reuniões são feitos apontamentos, questionamentos e sugestões acerca do que cada município pode realizar em prol do turismo e, nesse sentido, que nossa região venha a crescer de forma sustentável e gerar divisas para todos”, disse Júlio Cesar Ribeiro, Diretor do Departamento de Cultura e presidente do ComTur.

“Agora aguardamos a análise de nosso projeto, e votação do mesmo em Assembleia Legislativa. Matão está seguindo todos os passos que a legislação exige para ser um Município de Interesse Turístico”, ressaltou Júlio Ribeiro.

 

(AIP)

Veja Também

Orquestra Jovem se apresenta neste sábado

Clássicos do Rock acontece no Salão de Festas da Paróquia Santa Cruz   No sábado, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *