Início / Entretenimento / Decoração / Como aquecer a nossa casa nos dias frios

Como aquecer a nossa casa nos dias frios

Por Sheilla Moraes -Designer de Interiores

 

As temperaturas baixaram, principalmente à noite, e aqui não temos a nossa casa preparada para o inverno como em cidades onde o frio é constante, não temos lareira, piso aquecido, água quente nas torneiras, aquecedores, janelas térmicas, entre outros itens. Não a grande maioria, alguns já se preveniram. Aqui tudo é projetado e planejado para o nosso clima quente e seco, o que nessa época contribui ainda mais para deixar a casa mais fria. Mas, com algumas pequenas adaptações e ajustes podemos deixar a nossa casa quentinha, aconchegante e agradável. Veja a seguir alguns passos.

Deixe o ar circular e fique de olho na limpeza, como esta é a época em que a casa fica mais fechada, aproveite o período com mais sol e calor, entre o início e o meio da tarde, para ventilar os ambientes. Abra as janelas e deixe o vento entrar, assim o ar é renovado e a umidade sai. Ao entardecer, quando a temperatura começa a cair, janelas e cortinas podem ser fechadas para que o calor do dia fique retido. Vale até colocar uma daquelas “cobrinhas” recheadas de areia ou borracha, que vedam a passagem do ar e diminuem as correntes indesejadas. Ao diminuir a circulação de ar, no entanto, é preciso ter cuidado com a proliferação de ácaros. E não esqueça de lavar todas as peças antes de colocar em uso, o que inclui edredons, cobertores, mantas, tapetes, capas de almofada e sofá, e até cortinas.

Invista nos tapetes, é uma solução rápida, e quando o frio passar se você não o quiser mais é só tirar e guardar para o próximo inverno. É um item que ajuda a isolar o frio do piso e dá mais conforto ao levantar da cama, do sofá e ao sair do chuveiro. Quanto mais grosso o tapete, melhor. O mais apropriado é que a trama seja densa, mais fechada, para deixar pouco espaço entre os fios. Isso impede que o frio passe para o pé na hora de pisar no chão. A escolha do material depende do gosto.

No sofá e nas camas use mantas de tricô e xales, além de estrarem super na moda ainda servem para se cobrir. Troque as capas das almofadas por uma de tecido mais grosso e de preferência para as cores quentes, como: café, marrom, amarelo, laranja e vermelho. Já os tecidos podem ser chenille, camurça, lã ou veludo, isso vai aumentar a sensação de aconchego.

Use velas, nada melhor do que o fogo para trazer a sensação de conforto no inverno. E aqui é bem menos comum o uso das lareiras, mas você pode usar velas nas mesas de centro ou laterais para dar um charme invernal, iluminando com os tons quentes das chamas.

Com essas pequenas adaptações conseguimos, além do bem-estar, requinte e aconchego, deixar o ambiente propício para momentos incríveis na companhia da família e amigos. E juntos curtirem a estação mais charmosa do ano.

 

 

 

Veja Também

E na sexta ( 20 ), o Sesi Matão recebeu a Banda Tributo a Renato Russo ( Legião Urbana ). Confira as fotos.

Share on: WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *