Início / Notícias / Cidade / Conselho Municipal de Meio Ambiente visita a CMS

Conselho Municipal de Meio Ambiente visita a CMS

Membros foram recepcionados pela gerente administrativa, que expôs como é feito o tratamento de todo o esgoto coletado no município

Na tarde de quarta-feira (10), a Companhia Matonense de Saneamento (CMS) recebeu os membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), entre eles representantes de algumas empresas e do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, para uma visita às instalações da concessionária, responsável pelo tratamento do esgoto sanitário da cidade.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, Markinho Nascimento, “a iniciativa da visita do Conselho à ETE contempla uma das diretivas do Programa Município VerdeAzul, que orienta que o Conselho deve conhecer as instalações e vistoriar as empresas responsáveis por gerar efluentes na cidade e a CMS é a única empresa que devolve a água para o rio com eficiência de 98%”.

Os membros do Conselho foram recepcionados pela gerente administrativa, Neusa Aparecida Monteira Renesto, que expôs como é feito o tratamento de todo o esgoto coletado, as melhorias e os avanços para a preservação do meio ambiente no município.

Durante a apresentação de slides e vídeos, os visitantes tiraram dúvidas e conheceram uma das tecnologias mais modernas dentre as atualmente disponíveis no País, que proporciona tratar o esgoto gerado na cidade numa área de apenas 25 mil metros quadrados, podendo atender a uma população de até 110 mil habitantes, correspondente a uma vazão média de 250 litros por segundo, com mais de 98% de eficiência na remoção de matéria poluidora.

Todos saíram encantados com a visita e felizes por ter em Matão uma empresa que é uma das melhores da América Latina e que, em seus 13 anos na cidade, vem realizando um trabalho de qualidade e eficiência, com tecnologia de ponta, oferecendo serviço de qualidade, respeitando o meio ambiente e a biodiversidade.

Alunos do COC
No dia 9 de agosto, os alunos do 4° ano do COC Matão também conheceram a CMS e a ETE. A ação integra o Programa de Visitas do Projeto Nascente São Lourenço, que recebe visitantes, a maioria alunos dos ensinos fundamental e médio.
Os estudantes assistiram a uma palestra e a um vídeo institucional, através dos quais receberam informações sobre a concessionária. Posteriormente, fizeram um tour pelo local para conhecerem, na prática, o processo de tratamento do esgoto.
A aluna do 4° ano B, Júlia, de 9 anos, diz que achou a visita boa. Ao ser questionada sobre a nota que daria para o vídeo, a menina respondeu: “8 a 10”. A diversão, o aprendizado, a organização, a limpeza, a infraestrutura, a simpatia dos colaboradores e a qualidade visual da água tratada são os itens que mais chamaram a atenção da garota. “Depois da visita, considero o tratamento muito importante porque é melhor para a nossa saúde. Mudou minha maneira de pensar sobre o meio ambiente porque aprendi muitas coisas”, afirma.

Para Nicolas, de 10 anos, do 4° ano A, a visita ficou acima da expectativa. “Daria nota 8 a 10 para o vídeo e não tive dificuldades em entender a palestra. Considero o tratamento muito importante porque todas as pessoas foram muito legais com a gente e explicaram muito bem. Mudou minha maneira de pensar sobre o meio ambiente porque agora vou respeitar muito mais a natureza. Gostei muito. A CMS está de parabéns pelo trabalho e também pelo tratamento do esgoto”, relata.

Apesar do foco do projeto ser crianças e adolescentes, a ETE está preparada para recepcionar também discentes das mais diversas áreas técnicas, universitários, pós-graduandos e outros grupos de visitantes. A visita pode ser agendada pelo site da CMS (http://www.ciamatonense.com.br/visitas), onde deverá ser preenchido o formulário, ou pelo telefone 3382-5855.

 

  • Jéssica Karoline e Natali Galvão

Veja Também

Sorema comemora aniversário com atividades esportivas e de lazer

Eventos começam neste domingo (23). Clube completa 58 anos A Sorema comemora seu aniversários de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *