Início / Notícias / Cidade / Dia das Crianças deve agitar as vendas do comércio

Dia das Crianças deve agitar as vendas do comércio

Uma das datas mais importantes para o comércio, o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro está chegando. É a principal data para vendas antes do início das campanhas de Natal feita pelos comerciantes, e também época onde bilhões de reais são injetados na economia do País.

Este ano a expectativa do comércio é positiva e deve crescer cerca de 8% em relação ao ano passado. O faturamento real do mês está estimado em R$ 54,3 bilhões. É o que aponta projeção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Vale ressaltar que as variáveis econômicas que afetam o poder de compra melhoraram significativamente se comparado ao mesmo período em 2016, sendo a principal delas a inflação que até outubro do ano passado, no acumulado de 12 meses, estava em 7,9%, enquanto se estima que para o décimo mês deste ano, esta variação esteja próximo a 2,5%. Este é um dos fatores que levaram a essa rápida queda dos preços, facilitando o poder que compra das famílias.

Outro ponto positivo é a redução da taxa de juros, a Selic, que no período de um ano baixou de 14% para os atuais cerca de 8,25% ao ano. Além da liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) inativo, que terminou em julho, mas para quem guardou uma graninha extra, é hora de usar para presentear a criançada nessa data tão aguardada por elas.

 

Que presente eu dou?

Em relação aos presentes a tecnologia ganhou espaço nas brincadeiras dos pequenos, assim como brinquedos dos mais variados preços. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, mostra que os preços dois itens muito queridos pela molecada, bicicletas e brinquedos subiram apenas 0,68% e 1,36% respectivamente em relação ao ano passado.

Já celulares, computadores, vídeo games, entre outros produtos eletrônicos estão 15,51% mais baratos, instrumentos musicais também entram na lista de compra da criançada e mostram uma redução de 6,97% nos preços.

O setor de vestuário o que registrou preços acima da inflação média, com a alta de cerca de 3% em relação aos preços do mesmo período no ano passado. Livros também tiveram uma alta de 4,27%, já CDs e DVDs tiveram recuo nos preços de 1,82%.

Gostoso mesmo é curtir o dia ao lado dos filhos, e se esse ano o orçamento familiar não permite presentear os pequenos, o que vale é aproveitar o dia ao lado deles, seja um passeio em um parque infantil, cinema, jogos de futebol ou até mesmo uma visita ao museu.

 

Por aqui

Em Matão os comerciantes estão otimistas para as vendas do Dia das Crianças. “A expectativa é que as vendas na cidade aumentem até 3% em relação ao ano passado, é uma data muito importante para os lojistas e estamos otimistas”, explica o presidente do Sincomércio Antonio Geraldo Giannini.

No último levantamento feito pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e divulgado pelo Ministério do Trabalho, Matão foi uma das dez cidades que mais criaram empregos no primeiro semestre de 2017 no País, conquistando o 9º lugar com 2.677 postos de trabalhos criados.

E para ninguém perder a oportunidade de comprar os presentes dos pequenos, o comércio da cidade terá um horário especial para a data, e excepcionalmente na quarta, 11, funcionará até às 22h. Na quinta, 12, estará fechado, e na sexta, 13, volta a suas atividades normalmente.

 

(Renata Bottura)

 

Veja Também

Nunca existiu taxa do lixo!

  A sessão da Câmara de segunda, 9, foi marcada por uma grande manifestação popular, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *