Início / Notícias / Cidade / Eleitor tem até o dia 27 de setembro para pedir a 2ª via do título eleitoral

Eleitor tem até o dia 27 de setembro para pedir a 2ª via do título eleitoral

Prazo estabelecido pela legislação prevê que o serviço seja disponibilizado até 10 dias antes da eleição

O prazo para requerer a 2ª via do título eleitoral está se esgotando. Eleitores têm até o dia 27 de setembro para comparecer ao Cartório Eleitoral e regularizar a situação. O prazo é válido para todo o país.

“O limite estabelecido pela legislação prevê que o serviço seja disponibilizado até 10 dias antes do pleito, marcado para 7 de outubro. Já existe a possibilidade de obter o documento na versão digital, por meio do aplicativo e-Título, disponível para download nas lojas da Apple Store e Google Play.

Com o aplicativo em mãos não é necessário apresentar o título para votar, mas a versão impressa oferece informações como a seção eleitoral e se o eleitor não tiver o documento pode consultar o local da votação pelo site do TRE-SP.

“Para a emissão da 2ª via do título, o eleitor deve estar quite com a Justiça Eleitoral”, relata Talita Paula, chefe do Cartório Eleitoral de Matão. Para a emissão também é necessário levar um documento de identificação original, como o RG.

Certidão de Nascimento ou de Casamento, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal controladores do exercício profissional (OAB, CRM, CREA, etc) e CNH também são aceitos.

“Além da quitação eleitoral, o interessado não poderá possuir condenação criminal, cuja pena não tenha sido integralmente cumprida; ter sido declarado interditado por sentença judicial definitiva; possuir condenação por improbidade administrativa, cuja pena de suspensão de direitos políticos não tenha sido cumprida; ter pendência no cadastro eleitoral referente à não apresentação de prestação de contas de campanha eleitoral e inabilitação”, explica Talita.

As operações principais de alistamento, transferências, atualização de dados e biometria só voltarão a ser realizadas após a reabertura do cadastro eleitoral, em 5 de novembro de 2018.

Importante

No Distrito de Silvânia não haverá urnas para votação, sendo todos os eleitores transferidos para a Escola ‘Antônio Carlos Manzini’. Devido à reforma da Escola ‘Aderval da Silva’, as pessoas que votam no local foram transferidas para a APAE.

 

  • Jéssica Karoline

Veja Também

Mais de 1 milhão de jovens não concluem o ensino médio até os 19 anos

Dos 3,2 milhões de brasileiros com 19 anos, 2 milhões concluíram o ensino médio, o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *