Início / Notícias / Cidade / Em Matão, Meio Ambiente é prioridade

Em Matão, Meio Ambiente é prioridade

No início deste ano o prefeito José Edinardo Esquetini, com muita coragem, criou a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos para que os graves problemas ambientais de nossa cidade tivessem uma atenção especial.

Para fazer um balanço das atividades realizadas, o JC Matão procurou o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos – Marcos Roberto do Nascimento (Markinho Nascimento) para que fizesse um balanço das principais atividades realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente durante o ano de 2017 e quais as perspectivas e projetos para 2018.

“O ano de 2017 foi um ano muito difícil, sobretudo no aspecto financeiro, uma vez que além da crise que o país atravessa, a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos foi criada praticamente sem orçamento, já que a Lei de Diretrizes Orçamentárias votada no final de 2016, ainda sob a gestão anterior, não contemplava a Secretaria de Meio Ambiente que não existia naquela gestão”, explica Martkinho.

Como principais realizações em 2017, podemos destacar:

 

Projeto “nós vamos invadir sua praça”

A primeira ação realizada pela Secretaria, foi o projeto “Nós vamos invadir sua praça” que nasceu de uma conversa com moradores do entorno da praça da matinha do Bosque que decidiram fazer um mutirão para limpar a parte superior da matinha e pintar as guias do interior da praça. Já, a prefeitura se incumbiu de fazer a poda das árvores, retirada de galhos que representavam perigo de queda, capinação de todo o mato, troca das lâmpadas e pequenas manutenções no local. O projeto foi um sucesso e logo foi estendido para outras duas praças com apoio de alunos da rede municipal de ensino e também com apoio dos alunos do SENAC.

 

Inauguração PEV – Ponto de Entrega Voluntária

Outro grande avanço que foi dado neste ano que se encerra foi a inauguração dos PEV´s do Jardim Paraíso e da Vila Cardin. Com a inauguração desses dois pontos a população passou a ter a opção de poder ter locais próprios para recebimento de lixo reciclável, além de serem permitidos nesses locais o descarte de pequenas quantidades de entulho e podas de árvores. Esses materiais tem como destino a Cooperativa de Catadores (Cooperasolmat) que mantém convênio com o Município para recebimento de coleta seletiva e triagem de materiais recicláveis.

 

Semana BioMatão e realização do 1º BioMatão Festival

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, a secretaria realizou a Semana BioMatão (de 05 a 11 de junho) onde foram realizadas diversas atividades voltadas à conscientização ambiental. A programação contou com palestras, plantio de árvores, fechamento de pontos de entulho clandestinos, doação de mudas, curso para podadores, mutirão do lixo eletrônico e trecos em geral e o encerramento ocorreu no domingo, dia 11 com um grande show na Praça Alfredo de Paiva Garcia que reuniu vários músicos e estilos musicais diversos trazendo para a população matonense entretenimento e conscientização ambiental que foi exibida em forma de vídeos num telão de LED montado no palco.

 

Recuperação da nascente do rio São Lourenço

Num trabalho conjunto realizado pela secretaria, empresa Rumo (que administra a linha férrea), Grupo Matão+Verde, Grupo Quero ver meu rio limpo, dentre outros, foi realizada a limpeza e recuperação da principal nascente do Rio São Lourenço que fica localizada no distrito de Silvânia e que estava assoreada pelo acúmulo de terra e areia, além do mato que havia tomado conta de todo redor.

 

Proteção e bem estar animal

Também foi criado dentro da secretaria o departamento de bem estar animal, com biólogo, veterinários, assistentes clínicos para que o município possa cuidar melhor dos animais abandonados e promover castrações em massa, assim como também houve um aumento no canil com a construção de novas baias e adequação das instalações dentro das normas vigentes.  Ainda, no meio do ano foi feito o lançamento da campanha que visa incentivar as pessoas a adotar animais do canil e não abandonar e nem maltratar os mesmos.

 

Monitoramento da qualidade do rio São Lourenço

Desde o início deste ano, o Departamento de Saneamento e Recursos Hídricos, ligados à secretaria, tem monitorado a qualidade da água do Rio São Lourenço, para identificar eventual lançamento de esgoto no rio, além dos efluentes que são despejados todos os dias por empresas que estão autorizadas a jogar seus efluentes lá. Como resultado deste monitoramento, houveram diversas intervenções da CETESB, inclusive com multas pesadas para empresas, além de um estudo que está em curso para endurecer a lei ambiental municipal obrigando as empresas a aumentarem seus níveis de eficiência para que a qualidade do rio seja preservada.

 

Monitoramento conjunto com a Cetesb sobre mau cheiro

A Secretaria tem realizado um trabalho em conjunto com a Cetesb, inédito no Município, para identificação dos responsáveis pelo mau cheiro que se verifica principalmente nos bairros Vila Maria e adjacências, onde em determinadas horas do dia chega a ser insuportável. Em reunião ocorrida há pouco mais de um mês com a gerência regional da Cetesb, foi informado ao Município de Matão que o estudo já está em fase final e que até meados de 2018 poderão nos apresentar relatórios com resultados conclusivos sobre a questão do mau cheiro, os geradores e as providências que deverão ser adotadas para resolução definitiva do problema.

 

Programa Município VerdeAzul – PMVA

Durante todo o ano de 2017 houve um esforço concentrado na secretaria no sentido de melhorar a colocação do Município de Matão no Programa do governo estadual Município VerdeAzul. Matão iniciou o ano na 418ª posição dentre 645 municípios inscritos no programa. Graças a um trabalho intenso que envolveu a integração de várias secretarias e do próprio prefeito Edinardo, Matão terminou o ano na 172ª posição avançando 246 posições.  A meta para 2018 é que Matão termine entre os 10 primeiros colocados.

 

Aprovação do PGIRS

Depois de mais de 5 anos parado, finalmente, no mês de novembro foi a provado o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos do Município de Matão que agora passou a integrar o rol dos municípios que tem tratamento diferenciado e em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos no tratamento e destinação final dos resíduos. Com a aprovação deste plano pelo legislativo Matão entrará em 2018 podendo firmar convênios e buscar financiamentos, já que a não aprovação até então impedia Matão de buscar recursos e diversas esferas governamentais.

 

Liberação do Distrito Industrial de Silvânia

Em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Planejamento, a Secretaria de Serviços Municipais e Secretaria de Obras, a Secretaria de Meio Ambiente realizou o plantio de mais de 6 mil mudas na área verde do Distrito Industrial de Silvânia, onde houve a fiscalização da interligação da rede de esgoto e o funcionamento do Poço Profundo para o abastecimento de água daquele local. Em apenas 11 meses conseguimos a licença de operação junto com a CETESB, que estava parada desde 2003.

 

Fechamento de pontos de descarte irregular de lixo

Durante o ano de 2017, atendendo a antiga reivindicação de moradores do 4º Centenário, da Vila Cardim e do Jardim Santa Marta, a secretaria fez o fechamento desses 3 pontos de descarte ilegal de lixo. Já existem mais de 30 áreas mapeadas no município que estão tendo atenção especial, muitas delas inclusive áreas de preservação permanente, nascentes e áreas públicas que estão sendo objeto de desocupação.

 

Perspectivas para 2018

“O ano de 2018 será muito melhor, pois, traçamos metas para serem cumpridas como colocar o Município de Matão entre os 10 primeiros colocados no Programa Município VerdeAzul, iniciar as obras do Eco Park Matão, que deverá ser o maior parque ecológico de toda nossa região e que será construído onde hoje é a pedreira municipal para resolvermos inúmeros problemas ambientais daquele local como acabar com o aterro de entulho que existe lá há mais de 20 anos, acabar com o mau cheiro existente naquela região e, principalmente proporcionar aos matonenses um lugar lindo e agradável para reunir a família e promover eventos. Também iniciaremos o ano buscando firmar uma Parceria Público-Privada para construção de uma central de processamento de resíduos sólidos de construção civil e podas de galhos e assim, acabar de uma vez por todas com esse grave problema de descarte irregular desse tipo de material. Vamos ampliar e incentivar a coleta seletiva no município através do convênio de cooperação com cooperativa de catadores e muitas outras ações que serão de extrema importância para que Matão ofereça aos matonenses uma melhor qualidade de vida. Esse será nosso compromisso e esperamos assim contribuir para que o prefeito Edinardo faça uma administração que cuide realmente do bem estar das pessoas”, finaliza Markinho

 

Veja Também

‘Projeto Identidade’ retoma atividades em 2018

Proposta deste ano trata de relações étnico-raciais   A Prefeitura de Matão firmou parceria com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *