Início / Notícias / Cidade / Esquetini renova parceria para programa Jovens Empreendedores

Esquetini renova parceria para programa Jovens Empreendedores

Prefeito assinou renovação do programa com o presidente da FIESP e do Sebrae, Paulo Skaf

 

Na manhã de terça, 21, o prefeito Edinardo Esquetini participou de encontro na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo para assinatura de renovação da parceria do JEPP (Jovens Empreendedores – Primeiros Passos). O evento realizado na capital paulista reuniu mais de 124 municípios paulistas e 300 participantes entre prefeitos, secretários de educação, diretores de ensino, professores e gestores de educação, além do presidente da Fiesp e do Sebrae-SP, Paulo Skaf.

O Jovens Empreendedores Primeiros Passos é um programa educacional com metodologia própria, focado em disseminar a cultura empreendedora entre crianças e jovens em idade escolar. Tem o objetivo de despertar nos alunos a iniciativa de buscar possibilidades de inserção no mercado de trabalho também por meio da criação de seu próprio negócio e/ou aprimoramento das características exigidas no mercado de trabalho atual e futuro.

Durante a cerimônia, a gerente da unidade de cultura empreendedora do Sebrae, Juliana Schneider, apresentou dados sobre o JEPP destacando a melhoria nos graus de envolvimento, atenção e participação dos alunos nas aulas. As informações foram levantadas a partir de pesquisas realizadas pelo Ibope nos últimos anos e esclareceram aos participantes do evento os mecanismos didático-pedagógicos utilizados pela metodologia para alcance destes resultados.

Paulo Skaf afirmou que a renovação e expansão do programa junto às cidades faz parte da estratégia da entidade de garantir futuros empreendedores conectados à realidade do trabalho do século 21, uma vez que grande parte dos jovens que entram no mercado de trabalho serão afetados pela automação e pelas mudanças de mercado responsáveis por transformar os empregos do futuro. “No momento de revolução como a que estamos vivendo e as próximas que virão, a palavra-chave é adaptação. E esta só virá pelo conhecimento. Por isso, educação hoje em dia não é importante, é indispensável. A velocidade dessas transformações é tremenda. Tanto que já se fala que as mudanças que ocorrerão nos próximos 100 anos vão equivaler aos últimos 20 mil anos. Ou o Brasil abraça esta causa ou vai ficar muito para trás”.

Para o diretor técnico do Sebrae-SP, Ivan Hussni, o programa já fez a diferença junto aos 60 municípios em que está implementado, nos quais se inclui Matão. “Recebemos a missão do presidente Paulo Skaf de incrementar a área de educação empreendedora e estamos atuando em várias frentes. Esta adesão das prefeituras mostra que estamos no caminho certo”, afirma.

O prefeito Edinardo Esquetini também agradeceu ao presidente da Fiesp pela parceria e pela oportunidade concedida ao município de Matão ainda no início de sua gestão. “Assinamos a parceria para o JEPP em março e de lá pra cá muitas coisas boas aconteceram. Os professores também foram capacitados para o trabalho com o material na rede pública municipal e, claro, o resultado dessa excepcional iniciativa serão bons frutos. O JEPP fomenta a educação e a cultura empreendedora, com práticas de aprendizagem que estimulam a autonomia do aluno. É isso que buscamos. Alunos com formação sólida e boas perspectivas de trabalho e de vida. Agradeço mais uma vez ao Sebrae e ao presidente Paulo Skaf por essa parceria”, completa.

 

  • AIP

Veja Também

‘Coral Menino Jesus’ celebrou o lançamento de CD e Dvd

Noite mágica aconteceu na Matriz do Senhor Bom Jesus   Na terça, 12, aconteceu o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *