Grupo ‘Matão + Verde’ comemorou 12 anos com grande festa – jcmatao.com.br
Início / Notícias / Cidade / Grupo ‘Matão + Verde’ comemorou 12 anos com grande festa

Grupo ‘Matão + Verde’ comemorou 12 anos com grande festa

Celebração reuniu grandes autoridades da cidade no domingo, 20

 

O Grupo ‘Matão + Verde’ celebrou na manhã de domingo, 20, 12 anos do projeto “Uma nova vida, Matão + Verde”, e para comemorar a data realizou o plantio em homenagem às 80 crianças registradas no mês de abril na cidade, na praça ‘Sizenando Silveira Leite’ (Matinha do Bosque, localizada na Rua Otone Corrêa, 152, no Bosque).

No local estiveram presentes além do Grupo ‘Matão + Verde’, o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, Marcos Roberto Nascimento (Markinho), a secretária de Educação e Cultura, Adriana Marangoni, diretores, funcionários e servidores municipais, vereadores, voluntários, colaboradores, instituições, entidades, além de outras autoridades.

“O primeiro plantio aconteceu em 7 de maio de 2006, no canteiro central da Av. Francisco Mastropietro, entre os bairros Jardim do Bosque e Jardim Popular”, explica Antônio Carlos Bandeli, coordenador do projeto Matão + Verde.

Na ocasião aconteceu uma apresentação maravilhosa do coral ‘Canto da Rosa’, formado por alunos da E.M. Antônio Carlos Manzini, sob regência do professor João Machado, houve também a contação de história com a professora Ana Granata.

Na ocasião também foi lançada a ‘Carriola do Saber’, projeto desenvolvido pela Parceria Votorantim pela Educação (PVE), uma carriola abarrotada de livros, gibis e muitos contos ofertando livros de presente uma boa alternativa na hora de dar um empurrão para os pequenos e jovens tomarem gosto pela leitura desde cedo.

Segundo Antônio Carlos Bandeli, durante os 12 anos de Grupo Matão + Verde foram plantadas aproximadamente 21 mil mudas. “Nosso coração fica muito feliz em saber que a população abraça nosso projeto. Mesmo com o início do frio, a participação das pessoas foi grande, mostrando que temos uma história concreta e forte dentro da nossa cidade, foram plantios ininterruptos, nunca falhamos um mês desde que começamos, faça chuva ou faça sol. O grupo já plantou 21 mil mudas de várias espécies arbóreas”, explica o integrante do Grupo ‘Matão + Verde’.

“É uma satisfação enorme participar desta comemoração por conta de tudo que representa este projeto para Matão, sempre pensando em deixar um legado para melhorar o meio ambiente de nosso município, porque cada criança nascida recebe uma planta que ajuda na flora de nossa cidade”, relata o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídircos, Markinho Nascimento.

Houve também a confecção de um lindo tapete ornamental Matão + Verde, com orientação de Ana Lúcia Pandorf Mendes. Além de tudo foram oferecidos serviços gratuitos a população de doação de mudas (Predilecta Alimentos), aferição de pressão arterial e teste de glicemia (Droga Raia), além de água e pipoca (Citrosuco).

O grupo reúne, em cada atividade realizada, voluntários e pessoas que dedicam parte do final de semana à preservação ambiental, seja por meio do plantio oficial ou por mutirões para limpeza de canteiros e áreas de preservação permanente do município. Além disso, também desenvolve o projeto condutores de árvores, pelo qual as mudas plantadas recebem acompanhamento durante o crescimento. As árvores desempenham papel vital para o bem-estar da comunidade. Suas características, são capazes de controlar muitos efeitos adversos do ambiente urbano, contribuindo para uma significativa melhoria na qualidade de vida. Dentre os inúmeros benefícios oriundos de uma arborização bem planejada.

Além de homenagear os recém-nascidos com o plantio de árvores, o grupo também tem a missão de recuperar áreas degradadas, arborizar a cidade, além da proteção ao meio ambiente e o trabalho de educação ambiental.  “É com muita alegria que celebramos esses 12 anos sem falhar nenhuma vez. Quem planta árvores, planta saúde, beleza e vida para si, e enriquece o mundo para gerações futuras”, finaliza Antônio Carlos Bandeli.

 

  • Jéssika Karoline

Veja Também

Estimativa do mercado financeiro para inflação sobe para 4,15%

Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) aumentaram a projeção para a inflação este ano. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *