Início / Notícias / Cultura / Grupo “VentoForte” encerra o ‘Fronteiras Brasil’

Grupo “VentoForte” encerra o ‘Fronteiras Brasil’

O Festival Internacional de Arte-Educação ‘Fronteiras Brasil’ iniciou suas atividades no domingo, 9. A abertura do festival aconteceu na Casa Pipa e contou com a participação do Grupo Vocal Coro & Osso, da Cia. Labirinto de Teatro, de colaboradores da Casa Pipa e arte-educadores do ‘Fronteiras’. O projeto encerra suas atividades no sábado, 22.

Na abertura da edição 2017 do evento, estiveram presentes a secretária de Educação e Cultura, Débora Milani, o assessor de Projetos Educacionais, Kleber Maurício Gessolo, e o diretor do Departamento de Cultura e presidente do Comtur, Júlio César Ribeiro.

Sob o tema ‘Gente é para brilhar’, o ‘Fronteiras Brasil’ acontece esse ano por intermédio da Casa Pipa e Cia Labirinto de Teatro, em parceria com a ONG Ocara, Prefeitura de Matão (Secretaria de Educação e Cultura), Sesc Araraquara, Sincomércio e trinta arte-educadores, que estão em residência na Casa Pipa, otimizando os dias e a carga horária durante a semana e atuando com os grupos de trabalho denominados “Arte, educação e comunidade: pedagogia horizontal”. Durante as tardes, os artistas se dividem em comunidades como Casa Pequeno Cidadão Unidade I (Vila Pereira), Casa do Pequeno Cidadão Unidade II (Jardim Paraíso), CEU-Centro de Artes e Esportes Unificado (Portal Terra da Saudade), EMEF “Prof.ª Helena Borsetti” (São Lourenço do Turvo), SOS Cidadania – Comunidade Espirita “Edo Mariani” (Vila Santa Cruz), Escola Campo Fazenda Tamanduá, Associação dos Moradores (Parque Aliança), Comunidade Jardim Esperança e Lar São Vicente de Paulo.

Os trabalhos práticos também ocorrem na Casa da Cultura durante três noites, quando as vivências artísticas, com experiências nas áreas de circo, dança e artes visuais são debatidas entre os participantes. “O Fronteiras veio amadurecendo em sua trajetória. Hoje, o festival faz parte do calendário de nossa cidade. Crianças e comunidades esperam a chegada do projeto como um grande momento de celebração, além de arte e educação. Os trabalhos continuam por mais uma semana de trocas de experiências e, junto a elas, uma ação nascida em 2010 passa a fazer parte do calendário do Fronteiras, a ‘Mostra (En)cena’, pioneiro festival de teatro de Matão”, comenta Juliano Jacopini, coordenador do Festival Fronteiras Brasil. (AIP)

 

BOX

Programação

Com extensa programação, o Fronteiras terá as seguintes atrações neste final de semana:

 

Dia 15/07- 11hCortejo na Praça Prefeito Leônidas Caligola Bastia

 De 18 a 20/07- das 8h30 às 11hGrupo de Trabalho Arte, educação e comunidade: Pedagogia Horizontal, na Casa Pipa

Das 13h30 às 15h30   – Práticas do Trabalho – Ações arte-educativas nas Instituições participantes

Dia 17/07 – das 19h às 21h30 – (En)cena – “Recital”, com o Grupo Vocal Coro e Osso de Matão- SP, no CEU

Dia 18/07 – as 19h às 21h30 (EN)Cena – Dança “Fluxos”, Argentina/França, na Praça Vila Santa Cruz

Dia 19/07- das 19h às 21h30 (En)cena – Circo e Teatro “Forfé”, com Cia. Moscas Volantes, Brasil, na Praça São José

Dia 20/07- das 19h às 21h30 (En)cena Circo “Destresas y Humor”, Argentina, Brasil, na Praça do Paraíso

Dia 21/07 – às 14h – (En)cena – Espetáculo ‘Gente é pra brilhar’. Todos os participantes – “Fronteiras Brasil”, na Casa Pipa

 Dia 22/07 às 15h(En)cena – Espetáculo Teatral “História de Lenços e Ventos”, Grupo Ventoforte – São Paulo (SP), Casa Pipa

Das 19h às 21h(En)cena Espetáculo “Aula-Espetáculo” com Grupo Ventoforte, de São Paulo, na Casa Pipa

Encerramento: Festa Rabiola – Mesa comunitária – Casa Pipa

Veja Também

Inscrições para a escolha da Rainha do Rodeio estão abertas

Foi dada a largada para a escolha da Rainha da Festa do Peão de Matão, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *