Início / Entretenimento / Decoração / Home Theater rumo as férias…

Home Theater rumo as férias…

Prepare a sua sala e o balde de pipoca!!!

 

Estamos todos ansiosos pelas férias… mais ainda a criançada!!! Vamo-nos preparar para receber os amigos e as crianças em um confortável Home Theater.

E só um bom equipamento não é garantia de sucesso de um home theater, o posicionamento das caixas de som, a acústica do ambiente, a estante, o sofá e a iluminação são de igual importância.

O tamanho ideal de uma sala pra montar um home theater é de no mínimo 12 m². Os moveis de madeira, tapetes, carpetes e tecidos são bons aliados na performance acústica servem para evitar a reverberação. Pé direito maior que 4 m deve ser colado forro de gesso. Vidro, mármore, espelho e pintura acrílica também atrapalham.

Já as estantes devem ser compradas ou planejadas após a compra dos equipamentos, assim evita-se de ter nicho muito pequenos. A ventilação da estante é muito importante, se ficarem dentro de um armário, deixe a porta aberta quando o aparelho estiver ligado. E neste caso, prefira portas retrateis, daquelas que abrem e entram no móvel. Não embuta a TV de plasma ou LCD na parede. Afinal, já são bem fininhas e também precisam respirar. E não se esqueça de fazer um fundo falso de 5 a 10 cm de profundidade para passar a fiação.

Tão importante quanto o vídeo, o áudio é também uma peça chave desse quebra – cabeça. Caixas acústicas e subwoofer, o responsável pelo som grave, completa a lista de efeitos especiais. Num sistema conhecido como 5.1, existem 5 caixas. A central reproduz sons das imagens visíveis em cena. Deve estar apoiada na TV ou disposta um pouco acima ou abaixo dela. As duas laterais frontais complementam a anterior e respondem pelos sons que correm fora da cena. Deve ser disposta nas laterais do televisor, a no mínimo 1m de distância deste aparelho. O ideal é que as duas traseiras estejam alinhadas às frontais, atrás do ouvinte, na altura dos ouvidos. Chamadas surround, dão senso de ambiência, colocando o telespectador dentro da cena. Já o subwoofer é responsável pelos sons graves. De preferência deve ficar fora da estante porque vibra muito. Tem melhor desempenho se colocado num canto da sala.

Os sofás, devem ser confortáveis para todos. Use tecidos resistentes e macios, eles devem ter um toque gostoso, nem frio e nem quente demais.

A iluminação, natural ou artificial, não pode refletir na TV ou concorrer diretamente com a luz que sai do projetor para o telão. Não use spots direcionados para esta área. E nem lâmpadas brancas e brilhantes, use lâmpadas amareladas. Uma boa opção, é o dimmer  para controlar a intensidade da luz, e as arandelas pois proporcionam iluminação indireta. Invista nas cortinas ou persianas de material com blecaute para controlar a luz natural.

Com essas dicas o seu home theater vai virar cinema…. Prepare a pipoca, convide os amigos, e divirta-se!!!!!

 

Veja Também

O uso dos cobogós

Por Sheilla Moraes – Designer de Interiores   Usar cobogós não só nas fachadas, mas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *