Início / Entretenimento / Cultura / Horário de Verão começa no domingo

Horário de Verão começa no domingo

O Horário de Verão começa à zero hora do domingo, 15, portanto, à meia noite de sábado, 14, os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que adotam o Horário de Verão. O novo horário vai até o dia 17 de fevereiro de 2018.

O final do Horário de Verão chegou a ser cogitado pelo governo depois que um estudo do Ministério de Minas e Energia apontou queda na efetividade do programa, já que o perfil de consumo de eletricidade não estava mais diretamente ligado ao horário e sim à temperatura, com picos de consumo nas horas mais quentes do dia.

Um dos fatores apontados como a não efetividade do programa é a popularização dos aparelhos de ar condicionado, item que consome muita energia. O pico de demanda atualmente ocorre no início da tarde, entre 14h e 15h, quando a temperatura está mais alta.

No passado, o “vilão” da conta de luz era o chuveiro elétrico e o momento de maior demanda ocorria entre o fim da tarde e o início da noite, entre 17h e 20h.

 

Porque ele existe?

Durante a primavera e o verão, em grande parte do Brasil, os dias são mais longos do que as noites, ou seja, o sol surge mais cedo (alvorecer) e põe-se mais tarde (entardecer). Para aproveitar melhor a luz natural, foi instituído o adiantamento do relógio em uma hora em relação do horário legal.

 

(Renata Bottura)

Veja Também

Espetáculo ‘A Bela e a Fera’ e ‘Coppélia’ acontece nos dias 22 e 23

Apresentações são destaque da Escola de Ballet Renata Canova   Na próxima semana nos dias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *