Início / Entretenimento / Cultura / Horário de Verão começa no domingo

Horário de Verão começa no domingo

O Horário de Verão começa à zero hora do domingo, 15, portanto, à meia noite de sábado, 14, os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que adotam o Horário de Verão. O novo horário vai até o dia 17 de fevereiro de 2018.

O final do Horário de Verão chegou a ser cogitado pelo governo depois que um estudo do Ministério de Minas e Energia apontou queda na efetividade do programa, já que o perfil de consumo de eletricidade não estava mais diretamente ligado ao horário e sim à temperatura, com picos de consumo nas horas mais quentes do dia.

Um dos fatores apontados como a não efetividade do programa é a popularização dos aparelhos de ar condicionado, item que consome muita energia. O pico de demanda atualmente ocorre no início da tarde, entre 14h e 15h, quando a temperatura está mais alta.

No passado, o “vilão” da conta de luz era o chuveiro elétrico e o momento de maior demanda ocorria entre o fim da tarde e o início da noite, entre 17h e 20h.

 

Porque ele existe?

Durante a primavera e o verão, em grande parte do Brasil, os dias são mais longos do que as noites, ou seja, o sol surge mais cedo (alvorecer) e põe-se mais tarde (entardecer). Para aproveitar melhor a luz natural, foi instituído o adiantamento do relógio em uma hora em relação do horário legal.

 

(Renata Bottura)

Veja Também

12ª Primavera dos Museus acontecerá em Matão

Acervo do museu ‘Olimphya Maffei Olivastro’ estará aberto para visitação na Casa da Cultura   …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *