Início / JC Kids / 31 de janeiro é noite de Superlua, Lua Azul e Lua de Sangue

31 de janeiro é noite de Superlua, Lua Azul e Lua de Sangue

Para os apaixonados pela lua hoje acontece uma noite especial e muito rara. É que três fenômenos acontecerão de forma combinada: Superlua, Lua Azul e Lua de Sangue. Os dois primeiros poderão ser, facilmente, observados no Brasil. A visualização do terceiro, no entanto, dependerá das condições climáticas. Estes belos fenômenos são, de fato, muito raros. O último aconteceu há pelo menos 150 anos.

A Superlua é um dos fenômenos mais apreciados pelos amantes do céu, e é responsável por momentos belíssimos. Ela acontece por conta de uma aproximação entre a Terra e seu satélite natural, o que faz com que nós vejamos a lua bem maior e mais brilhante. A Superlua ocorre toda vez que a lua cheia ocorre na passagem do astro pelo seu perigeu, ponto da órbita da lua em que ela está mais próxima da Terra (356 mil km, aproximadamente). Ela fica 15% maior e 30% mais brilhante. Vale dizer que o oposto do perigeu é chamado de apogeu, quando a Lua fica o mais distante possível da Terra, chegando a quase 406 mil km.

A Lua Azul é um evento astronômico que não tem muita relação com a lua em si. Mas, sim, com o calendário. É que, normalmente, temos a ocorrência de apenas uma fase da lua (cheia, quarto minguante, nova e quarto crescente) por mês. Acontece que, eventualmente — por conta de uma diferença entre o calendário gregoriano e o calendário lunar — alguma delas se repete. Quando acontecem duas luas cheias por mês, a segunda recebe o nome de Lua Azul. Além de janeiro, o fenômeno acontecerá outra vez em 2018, no mês de março.

Já a Lua de Sangue acontece quando há um eclipse lunar total. Ele recebe esse nome, porque, nesses casos, a lua fica vermelha. A cor avermelhada é devido ao fenômeno da dispersão da luz solar que passa pela atmosfera da terra e projeta a componente vermelha do espectro da luz solar na superfície da lua.

Para melhor apreciar os fenômenos o ideal é ir a locais um pouco afastados da cidade, como o campo, ou um lugar onde há poucos edifícios e grandes árvores, quanto mais escuro o ambiente os eventos serão melhor vistos. Aproveite para tirar lindas fotos, leve sua câmera, telescópio e até mesmo celular, mas, não deixe de dar uma olhadinha para a lua na noite do dia 31 de janeiro, será inesquecível.

 

Veja Também

Dossiê Guerra Infinita: tudo que se sabe sobre novo filme da Marvel

Juntando os seis núcleos de heróis, Vingadores: Guerra Infinita, é o maior e mais ambicioso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *