Início / Notícias / Cidade / Jogos Regionais começam na próxima terça, 17

Jogos Regionais começam na próxima terça, 17

Solenidade de abertura acontecerá na sexta, 20, no ginásio ‘Décimo Chiozzini’

Após 14 anos, Matão receberá o 62º Jogos Regionais do dia 17 a 27 de julho. Com a participação de 60 municípios da 5ª região esportiva do Estado de São Paulo, totalizando mais de 5 mil participantes, entre atletas, dirigentes e comitê organizador, o evento é uma realização da SELJ (Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude), em parceria com a Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer, Turismo e Juventude. A solenidade de abertura acontecerá no dia 20 de julho, às 19h, no ginásio de esportes ‘Décimo Chiozzini’, localizado no conjunto poliesportivo ‘Larte José Tarallo Mendes’.

Nesta edição, serão disputadas 25 modalidades em mais de vinte espaços esportivos da cidade. Dentre os esportes da competição estão: atletismo, atletismo ACD, badminton, basquetebol, biribol, bocha, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, malha, natação, natação ACD, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Os dois melhores colocados em cada modalidade participam dos Jogos Abertos.

A seguir, a entrevista com o secretário de Esportes, Lazer, Turismo e Juventude, Sebastião Trigo, sobre os últimos detalhes e todo processo para realização da 62ª edição dos Jogos Regionais em Matão.

Como estão os preparativos para os Jogos Regionais 2018?
Nas últimas semanas os preparativos estão bem corridos por conta das instalações hidráulicas e elétricas nos locais de alojamento, além da pintura das quadras esportivas. Portanto, estamos na reta final, o trabalho está sendo árduo e, se Deus quiser, vai dar tudo certo e nosso evento será um sucesso.

Como foram decididos os alojamentos para cada município participante dos Jogos Regionais em Matão?
Para decidir os alojamentos de cada cidade tivemos dois profissionais responsáveis para decidirem os locais conforme as demandas informadas pelos representantes dos municípios. Após este processo, as delegações visitavam os espaços e confirmavam ou não a estadia no lugar. Portanto, teremos mais de 30 pontos que servirão de alojamento para as delegações em nossa cidade, sendo divididos em escolas estaduais, municipais e de ensino superior, EMEIs, Casa do Pequeno Cidadão, APAE, Apada, além de Dobrada. Ainda teremos os locais que receberão mais de uma cidade (os coletivos), como a faculdade Anhanguera e o Henrique Morato. Atletas de 15 cidades não ficarão alojados em Matão, por conta da logística e/ou proximidade com a cidade, achando mais fácil viajarem de acordo com a programação de cada modalidade. O comitê dirigente ficará na escola municipal Adelino Bordignon e o comitê organizador na Secretaria Municipal de Esportes.

Quais serão os locais de competição de cada modalidade?
O atletismo será realizado no conjunto poliesportivo ‘Laert José Tarallo Mendes’, assim como o vôlei de praia. Já o biribol acontecerá no Clube Estrela em Araraquara. O basquete, futsal, vôlei e handebol serão disputados nos ginásios ‘Décimo Chiozzini’, Carlos Alberto Magalhães, Centro de Atendimento à Juventude (CAJU), Ginásio dos Jardins (GIJA) e no Armando Theodorico Gomes. A bocha e a malha acontecerão na cancha de bocha e malha ‘Dante Camparini’. As lutas, como capoeira, taekwondo, judô e karatê ficarão no ginásio da E.M. Adelino Bordignon. Nas provas do ciclismo utilizaremos a Avenida Habib Gabriel e Via Milcíades Bottura, saída para Silvânia, mas na modalidade ciclismo BMX realizaremos na cidade de São Carlos. As competições de dama e xadrez serão no clube AABB. O futebol será disputado nos estádios ‘Genésio Gandin’, Germano Scopelli, João Catharino de Oliveira, EIsmael de Brito, Juvenal dos Santos, do Parque Aliança e do Trabalhador. A ginástica artística acontecerá no CEAR – Araraquara, enquanto a rítmica será no CAT SESI. A natação e o tênis serão realizados nas instalações da Sorema (Sociedade Recreativa Matonense). O tênis de mesa realizará as disputas no Ginásio do Padroeiro, no bairro Senhor Bom Jesus. Portanto, precisamos agradecer todos os parceiros que cederam seus espaços para a realização do evento.

Sobre os Jogos Regionais
Em 1950, aconteceu a primeira edição dos Jogos Regionais na cidade de Presidente Prudente com a finalidade da revelação de novos talentos. Desde aquela época, os campeonatos que se realizavam em algumas regiões paulistas evoluíram e se tornaram eliminatórios para Jogos Abertos do Interior.

Em 1953, os Jogos do IV Campeonato Aberto da Alta Sorocabana, que havia voltado a ser em Presidente Prudente, foram incluídos no calendário oficial de eventos esportivos do Departamento de Educação Física do Estado de São Paulo (DEFE), atual Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo. Nesta edição participaram 1200 jovens de 22 municípios e foram disputadas as modalidades de basquetebol, voleibol, tênis de mesa, atletismo, ciclismo, xadrez e beisebol. A denominação oficial só foi instituída em1956.

Em 1958, a região Araraquarense teve seus Jogos oficializados e, em caráter experimental, o DEFE organizou os Jogos da Paulista e Alta Paulista e da Média e Alta Mogiana. Atualmente, com a emissão da Portaria G. CEL 08/2004, os Jogos foram divididos em 8 (oito) regiões esportivas com suas subdivisões, sendo Grande São Paulo, São José dos Campos, Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Sorocaba. | AIP

 

Veja Também

Mais de 716 mil empresas podem ser excluídas do Simples Nacional

A Receita Federal informou que foram notificadas 716.948 microempresas e empresas de pequeno porte que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *