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Lançamento do Projeto Verão no Clima aconteceu na última quinta, 4

Na última quinta, 4, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) lançou o projeto “Verão no Clima 2018”, na praia do José Menino, em Santos. A ação se estenderá por 27 dias em mais de 60 praias de 16 municípios do litoral paulista, conscientizando os turistas e população local a manterem as praias limpas. Estão programadas diversas atividades, como mutirões de limpeza, corridas, caminhadas, tendas temáticas e abordagens, por meio de monitores ambientais, com o objetivo de conscientizar e esclarecer a todos sobre hábitos corretos de descarte e redução de resíduos.

Nos primeiros quatro dias de campanha, de 4 a 7 de janeiro, serão realizadas atividades nas praias de Santos (Gonzaga, Boqueirão, Embaré, Aparecida e José Menino), São Vicente (Itararé), Praia Grande (Boqueirão e Cidade Ocian), Bertioga (Boraceia e Enseada), Guarujá (Tombo, Pitangueiras, Astúrias e Mangue do Perequê), Cubatão (Parque do Perequê), Peruíbe (Costão e Ribamar), Mongaguá (Centro e Agenor de Campos), Itanhaém (Centro e Gaivotas), Cananeia (Beira Mar e Pereirinha -Ilha do Cardoso), Iguape (Centro, Barra do Ribeira e Balsa), São Sebastião (Cigarras, Maresias e Juquehy), Caraguatatuba (Martin de Sá e Cocanha), Ubatuba (Picinguaba, Maranduba e Enseada) e Ilhabela (Perequê e Curral).

Mais de 350 monitores e cerca de 1.500 voluntários estarão diretamente envolvidos nas atividades de educação ambiental, que visa promover uma mudança de comportamento nas pessoas em relação aos cuidados ambientais com as praias e com o meio ambiente.

No projeto deste verão, o grande diferencial será a introdução do tópico mudanças climáticas e a chamada “pegada de carbono”, que mede a quantidade total das emissões de gases do efeito estufa (GEE) causadas direta e indiretamente por uma pessoa, organização, evento ou produto. O tema está presente na concepção da operação, idealizada com a preocupação de reduzir as emissões de GEE, tanto na logística de transporte, como na confecção de material de apoio. Este ano, por exemplo, não haverá a distribuição de sacolas de plástico nas praias para o acondicionamento de lixo.

O projeto foi criado pela SMA, com apoio da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e Fundação Florestal, e parceria das prefeituras municipais e entidades não governamentais (ONGs). Foi feito um “Chamamento Público”e a Agência Mercado Jovem foi a vencedora; foi estabelecido um convênio com o patrocinador, tendo a Heineken como o principal deles.

  • Governo do Estado de São Paulo

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