Início / Notícias / Polícia /  Legislativo realiza entrega do Certificado Tufic Ab Rached

 Legislativo realiza entrega do Certificado Tufic Ab Rached

A Câmara Municipal de Matão realizou na quinta, 6, uma sessão solene, para entrega do Certificado “Autista Tufic Abi Rached” às pessoas que se destacaram na convivência com portadores de autismo em nossa cidade. A homenagem fez parte da comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo no município. Seguindo o que determina a Lei nº 4.709/2014, neste ano foram indicados para receber a homenagem, pela Secretaria de Saúde do Município e pela Comissão dos Diretos Humanos da Câmara, as senhoras Regiane Cristina Villas Boas Gonzaga, Cristiane Ribeiro Fernandes, que não pôde comparecer por motivos particulares e foi representada pela Coordenadora Pedagógica da Apae, a senhora Alessandra Bertonha, e o senhor Nilton Santos de Almeida.
A solenidade foi presidida pelo vereador Valter Trevizanelli (Valtinho) e contou com a presença das vereadoras Cleuza Salatta, Sônia Moura e dos vereadores Alexandre de Cinque, Jonas Garcia Filho, Luis Mansini, Luiz Cerqueira e Sebastião de Assis Freitas. Também estiveram presentes os familiares do saudoso Tufic, que leva o nome do certificado, o autor da lei que autoriza a realização da solenidade, o ex-vereador Aparecido do Carmo de Souza (Cidinho), o Secretário da Saúde, Dr. João Guimarães e o vice-prefeito Moacir Matturro, representando o prefeito Edinardo Esquetini que por compromissos assumidos anteriormente não pode comparecer. 
Na oportunidade, a Dra. Elaine Cristina Magni Freitas, Coordenadora do Centro de Saúde Mental Infantil, fez uma explanação sobre o que é o autismo e a importância da divulgação do assunto. O autismo é uma síndrome que atinge quase dois milhões de brasileiros. No mundo, a ONU estima que existem mais de 70 milhões de pessoas portadoras dessa síndrome. “É essencialmente importante o diagnóstico precoce, e preferencialmente antes dos três anos de idade, para que dentro deste período, sejam feitos os atendimentos e intervenções adequados aos portadores”, explicou a Coordenadora do Centrinho.
Para o presidente da Câmara há muito que transformar quando o assunto é autismo, porque há a necessidade de informar. “Conscientização traduz ação e é a partir daí que se inicia a transformação. As pessoas autistas precisam de um diagnóstico, não como forma de rotulá-las, mas sim para a correta abordagem e desenvolvimento de sua autonomia,
Fachada da Câmara está iluminada de azul 
Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a fachada da Câmara ficará, durante o mês de abril, iluminada com a cor azul. O motivo da ação é chamar a atenção da população para o autismo.

Fonte: AIC

Veja Também

 Confira um resumo do setor policial de Matão no fim de semana (26/01)

Dois feridos em colisão  Uma moto ficou embaixo de um ônibus rural dirigido por uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *