Início / Notícias / Meio Ambiente / Mapa de solos é lançado em Simpósio Ecológico

Mapa de solos é lançado em Simpósio Ecológico

O trabalho nasceu através da necessidade de informações atualizadas

 

O Instituto Florestal (IF) realizou o lançamento do “Mapa Pedológico do Estado de São Paulo: Revisado e Ampliado”. O trabalho é fruto de três anos de dedicação e surgiu através da demanda crescente por informações de solos para o território paulista, criando-se a necessidade de informações atualizadas e detalhadas. O material foi apresentado no VII Simpósio de Restauração Ecológica, promovido pelo Instituto de Botânica.

O objetivo principal do evento foi promover o debate sobre as principais tendências quanto ao uso de novas ferramentas disponibilizadas para elaboração de projetos de áreas degradadas e discutir a evolução das pesquisas científicas que possam estar subsidiando as políticas públicas. As principais discussões foram sobre a temática de tecnologias e avanços.

Neste contexto é apresentado o Mapa Pedológico do Estado de São Paulo. “Trata-se de um mapa que representa todas as tipologias de solo existentes no Estado”, explica Marcio Rossi, pesquisador científico do IF e autor do trabalho.

Segundo Rossi, o objetivo do trabalho foi mapear os solos do Estado com um nível de detalhes maior do que o trabalho publicado anteriormente. O mapa apresenta 246 unidades de mapeamento contendo legenda com descrição dos atributos químicos, da profundidade, entre outros. Apresenta ainda a área ocupada em hectares e porcentagem em relação à área total do Estado.

Um dos aspectos importantes destacado por Rossi é a disponibilização de todo o material digital online e gratuitamente no site: www.iforestal.sp.gov.br.

 

  • Governo do Estado de São Paulo

Veja Também

Vestibular da Univesp acontece neste domingo

Candidatos podem acessar o local da prova pelo site da Vunesp   A Univesp (Universidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *