Início / Notícias / Cidade / Matão recebe apresentação do ‘Netos de Bandim’

Matão recebe apresentação do ‘Netos de Bandim’

Alunos de projetos sociais participam da integração cultural no ginásio ‘Décimo Chiozzini’

 

Matão recebeu o grupo cultural da Guiné Bissau, “Netos de Bandim”, no último dia 29 de novembro. A apresentação aconteceu no ginásio de esportes ‘Décimo Chiozzini’, quando reuniu cerca de 2 mil crianças para apreciarem o espetáculo “Fidjus di Guiné Cultural”, trazendo ao público ritmos e indumentárias da cultura tradicional guineense.

Na oportunidade, os alunos do Espaço Amigo, dos projetos Casa do Pequeno Cidadão da Vila Pereira e do Jardim Paraiso e as alunas da Oficina Cultural de Dança do Departamento de Cultura apresentaram danças urbanas, populares e folclóricas para recepcionar o corpo de ballet africano. A dupla Bruna e Bianca abriu o evento interpretando o Hino Nacional e a música “Canto das Raças.

O evento se deu por intermédio da Prefeitura de Matão, por meio de suas secretarias municipais, com apoio da iniciativa privada, marcando o encerramento da Semana da Consciência Negra. Para Júlio Cesar Ribeiro, diretor do Departamento de Cultura, receber “Netos de Bandim” em um intercâmbio cultural foi muito rico, “sobretudo porque permitiu a reflexão acerca da diversidade e dos direitos dos povos, em especial dos povos africanos”.

João Bento (Cucão) afirmou que “Netos de Bandim” trouxe ao público a cultura de um povo, mas acima dessa premissa, ocasionou entre os presentes um momento de aprendizado, marcando assim o encerramento de uma semana responsável pela luta e liberdade da Raça Negra.

A secretária de Educação e Cultura, Adriana Marangoni, elogiou o evento, ressaltando que a cultura é uma expressão da construção humana. “Apresentar um espetáculo desta magnitude aos nossos alunos é comprovar que é possível estudar e entender que etnia possui sua particularidade e que por meio da manifestação artística é possível realizar uma integração social”.

O vice-prefeito Moacir Matturro, que na ocasião representou o prefeito Edinardo Esquetini, falou que receber “Netos de Bandim” gerou integração social e cultural. Matturro reforçou que “a importância dessa interação representa a adesão ao conhecimentos e experiências por meio do compartilhamento recíproco das pessoas.  O aspecto mais importante da interação social e cultural é que ela modifica o comportamento dos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles. Isso foi presenciado durante a exibição de ‘Netos de Bandim’. Portanto, parabenizamos todos os evolvidos nesta realização”, finaliza.

 

Netos de Bandim 

O grupo cultural africano “Netos de Bandim” foi criado em 2000 pela Associação dos Amigos da Criança (AMIC), com a finalidade de desenvolver e manter um ambiente de integração sociocultural para crianças e jovens do Bairro de Bandim, na Guiné Bissau. Sua prioridade é a prevenção e combate à exclusão social das pessoas, integrando a isso a necessidade de salvaguarda, valorização e divulgação do patrimônio daquele povo e seu país.

Veja Também

Mais de 1 milhão de jovens não concluem o ensino médio até os 19 anos

Dos 3,2 milhões de brasileiros com 19 anos, 2 milhões concluíram o ensino médio, o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *