Início / Notícias / Meio Ambiente / Matão recebe máquina britadeira de resíduos sólidos do Consab

Matão recebe máquina britadeira de resíduos sólidos do Consab

A Prefeitura de Matão foi contemplada na segunda, 7, com uma britadeira de resíduos sólidos que auxiliará na limpeza urbana do município. O equipamento foi enviado por meio do Consórcio Intermunicipal e Saneamento Ambiental (Consab) e permaneceu no paço municipal durante a manhã antes de ser levado para início das atividades. O secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, Marcos Roberto do Nascimento (Markinho) e o diretor de Manutenção de Estradas do Consab, Kahlil Chaib Lotierzo Barbosa, acompanharam a chegada do equipamento de britagem para tritura dos resíduos de construção civil, como pedra, concreto, telha, tijolo, entre outras, que transforma uma parte em cascalho, utilizado nas estradas rurais, e outra em areia. Agora, a máquina está operando no aterro da Pedreira e tem capacidade de triturar até 400 toneladas por dia de resíduos sólidos de construção civil.

Ao longo das últimas décadas, o município acumulou grande passivo ambiental ao utilizar a área para descarte de resíduos de construção civil e podas de árvores além de sua capacidade, o que gerou multa da ordem de mais de R$ 245 mil junto à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Com a adesão de Matão ao Consab, o município passou a ter o direito de usufruir desse equipamento para utilização no aterro e a Secretaria de Meio Ambiente utilizará a máquina para diminuir o volume de resíduos do local. O uso do novo dispositivo deverá ser bem-visto pela Cetesb em nova vistoria do local.

A máquina começou a operar no mesmo dia de sua chegada, no período da tarde, processando grande quantidade de material, e deverá ficar na cidade de 45 a 60 dias. O equipamento separa o ferro do concreto e demais elementos. Todos os materiais são reaproveitados. A britadeira, que funciona a diesel, trabalha junto a um trator escavadeira que alimenta a máquina com os resíduos, enquanto outro trator coleta o cascalho.

Segundo o secretário, o uso desta máquina em Matão é de extrema importância para reduzir a quantidade de material dos resíduos sólidos de construção civil que se encontram na Pedreira. “Vamos eliminar um problema que temos há 5 anos, uma multa do município com a Cetesb sobre a destinação incorreta dos materiais. Com a integração no consórcio, o município tem à disposição essa máquina com capacidade de triturar enorme quantidade de resíduos sólidos por dia, auxiliando na diminuição de material no aterro. O resultado dessa operação é utilizado em estradas e construções, por conta da transformação em cascalho e areia, e beneficia o meio ambiente da cidade”, explica.

O Consab surgiu do esforço conjunto de cinco municípios: Conchal, Engenheiro Coelho, Artur Nogueira, Cosmópolis e Santo Antônio de Posse. Posteriormente, teve adesão dos municípios de Holambra, Mogi Mirim e agora Matão, passando a abranger mais de 1344 km². A constituição e atividades do consórcio resultam em importantes ações ambientais aos municípios, todas direcionadas ao adequado manejo dos resíduos. (AIP)

Veja Também

Alunos do Sesi tiveram palestra de educação ambiental

Na sexta, 25, aproximadamente 60 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Sesi participaram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *