Início / Notícias / Cidade / Matão receberá campus da Uniara no prédio do HBA

Matão receberá campus da Uniara no prédio do HBA

Parceria firmada com a universidade oferecerá 6 cursos de graduação da instituição de ensino

 

Na tarde de segunda, 9, em uma coletiva de imprensa no gabinete da Prefeitura foi anunciada uma grande conquista para Matão, a chegada de um campus da Universidade de Araraquara (Uniara) na cidade. O evento contou com a participação do prefeito Edinardo Esquetini, do vice – prefeito, Moacir Matturro, do secretário de Governo, Ivan Serigato Junior, do coordenador do curso de Direito e assessor institucional da Uniara, Fernando Passos, além da presença dos demais secretários, vereadores, diretores e da imprensa local.

A chegada da Uniara no município vai enfim, dar uma destinação ao prédio que seria abrigado o antigo HBA (Hospital do Bairro Alto), local que há muito tempo está parado, e que era um dos principais empasses do município, sendo esta uma grande vitória não só para o prefeito Edinardo Esquetini, mas principalmente para a cidade, que além de receber cursos como Medicina Veterinária, Nutrição, Fisioterapia, Pedagogia, Administração, Estética e Cosmética, e uma extensão do curso de Medicina da universidade, o que irá contribuir muito para a saúde do município, além de tornar Matão uma cidade universitária, o que também fomenta o comércio e contribui para o desenvolvimento social e econômico de Matão.

“O governo Esquetini se esforçou muito para a chegada desse momento, tive a oportunidade de ser aluno dessa universidade e aprendi muito, é um orgulho muito grande anunciar a vinda da Uniara para Matão”, ressalta o secretário de governo, Ivan Serigato

“Educação é tudo o que não pode faltar em uma cidade, estamos lutando para que as próximas gerações sejam menos sacrificadas do que nós fomos em relação a esse quesito”, comentou o vice- prefeito, Moacir Maturo

O ministério da Educação concedeu um prazo muito curto para que nós apresentássemos toda a documentação e se isso não fosse respeitado, correríamos o risco de perder tudo que foi conquistado até aqui, portanto agradecemos aos vereadores que atenderam ao nosso pedido”, disse o assessor da Uniara, Fernando Passos.

Por isso, na segunda, 9, a sessão da Câmara aprovou em caráter de urgência, com 10 votos favoráveis e um voto contra, sendo este o do Dr. Luiz Cerqueira, o requerimento que pedia apreciação especial do Projeto de Lei nº 29/2018 de autoria do Executivo Municipal, que consistia na vinda da Uniara para Matão.

“Tivemos a honra de ter várias reuniões técnicas por mais de um ano, quando a Uniara foi transformada em universidade, e pensamos em crescer e prestar serviços de qualidade pra outros lugares, e vimos que o coração da Uniara nos mandou para Matão. Acreditamos muito na cidade e na vinda de muitos estudantes da região. Apostamos na implantação de um grande polo de educação no município,” explicou Fernando Passos.

Fernando Passos ainda explicou que o Ministério da Educação, não abrirá mais novas vagas para cursos de Medicina no Brasil, mas ressaltou que a Uniara tem um aumento de vagas para este curso, e portanto deve trazer 50 vagas para a cidade, realizado uma extensão do curso, e com isso, proporcionando melhor aprendizado aos alunos de Medicina e também melhor atendimento médico para o município e toda região. “Mesmo com esta decisão do Ministério da Educação, nós havíamos conseguido estas vagas que terão residência médica e trabalhos práticos já no campus de Matão. Isso significa que, em 6 anos, serão 300 alunos inseridos na cidade. Nada impede que futuramente passemos as vagas do campus de Araraquara para Matão”. Passos ressalta ainda, a importância da parceria com o Hospital Carlos Fernando Malzoni. “Acredito que esse é um caminho sem volta, pois se nossa parceria com o Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’ for crescente, vamos ter sucesso sempre, pois o hospital daqui é invejável e não tem como privar os nossos alunos desse importante capital humano”, ressaltou o assessor da instituição.

O prefeito Edinardo Esquetini não escondeu a emoção de ter conseguido, depois de tanta luta, concretizar essa parceria e ao mesmo tempo solucionar a questão do prédio onde seria construído o HBA. “Desde 2016 tratávamos sobre a vinda da Uniara para Matão e hoje, me sinto muito feliz por ter dado certo. Tenho certeza que nossos filhos, nossos netos, ou seja, as futuras gerações irão usufrui desta faculdade, sem precisar se deslocar para outras cidades. O prédio do HBA estava deteriorando e precisávamos urgentemente dar um destino à ele, e ficamos ainda mais felizes com a notícia de que este local se transformará em uma instituição de ensino. Agradeço aos vereadores que acreditam em nosso trabalho e que estão preocupados de fato com o crescimento da cidade. Tenho certeza que esta é apenas uma de muitas conquistas que ainda alcançaremos”, finaliza.

A reforma do prédio do HBA ficará por conta da Uniara, e após organizados os trâmites necessários, dentre eles, a documentação de concessão e a adequação do prédio, a previsão do início das atividades do Campus Matão é março de 2019. O investimento será de R$11 milhões.

 

  • Renata Bottura, Jéssica Karoline, com informações AIP

Veja Também

Festival de prêmios promete ser de muita alegria

Na sexta,22, acontece o Festival de Prêmios em prol da Casa de Apoio de Barretos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *