Início / Notícias / Cidade / Matão receberá campus da Uniara no prédio do HBA

Matão receberá campus da Uniara no prédio do HBA

Parceria firmada com a universidade oferecerá 6 cursos de graduação da instituição de ensino

 

Na tarde de segunda, 9, em uma coletiva de imprensa no gabinete da Prefeitura foi anunciada uma grande conquista para Matão, a chegada de um campus da Universidade de Araraquara (Uniara) na cidade. O evento contou com a participação do prefeito Edinardo Esquetini, do vice – prefeito, Moacir Matturro, do secretário de Governo, Ivan Serigato Junior, do coordenador do curso de Direito e assessor institucional da Uniara, Fernando Passos, além da presença dos demais secretários, vereadores, diretores e da imprensa local.

A chegada da Uniara no município vai enfim, dar uma destinação ao prédio que seria abrigado o antigo HBA (Hospital do Bairro Alto), local que há muito tempo está parado, e que era um dos principais empasses do município, sendo esta uma grande vitória não só para o prefeito Edinardo Esquetini, mas principalmente para a cidade, que além de receber cursos como Medicina Veterinária, Nutrição, Fisioterapia, Pedagogia, Administração, Estética e Cosmética, e uma extensão do curso de Medicina da universidade, o que irá contribuir muito para a saúde do município, além de tornar Matão uma cidade universitária, o que também fomenta o comércio e contribui para o desenvolvimento social e econômico de Matão.

“O governo Esquetini se esforçou muito para a chegada desse momento, tive a oportunidade de ser aluno dessa universidade e aprendi muito, é um orgulho muito grande anunciar a vinda da Uniara para Matão”, ressalta o secretário de governo, Ivan Serigato

“Educação é tudo o que não pode faltar em uma cidade, estamos lutando para que as próximas gerações sejam menos sacrificadas do que nós fomos em relação a esse quesito”, comentou o vice- prefeito, Moacir Maturo

O ministério da Educação concedeu um prazo muito curto para que nós apresentássemos toda a documentação e se isso não fosse respeitado, correríamos o risco de perder tudo que foi conquistado até aqui, portanto agradecemos aos vereadores que atenderam ao nosso pedido”, disse o assessor da Uniara, Fernando Passos.

Por isso, na segunda, 9, a sessão da Câmara aprovou em caráter de urgência, com 10 votos favoráveis e um voto contra, sendo este o do Dr. Luiz Cerqueira, o requerimento que pedia apreciação especial do Projeto de Lei nº 29/2018 de autoria do Executivo Municipal, que consistia na vinda da Uniara para Matão.

“Tivemos a honra de ter várias reuniões técnicas por mais de um ano, quando a Uniara foi transformada em universidade, e pensamos em crescer e prestar serviços de qualidade pra outros lugares, e vimos que o coração da Uniara nos mandou para Matão. Acreditamos muito na cidade e na vinda de muitos estudantes da região. Apostamos na implantação de um grande polo de educação no município,” explicou Fernando Passos.

Fernando Passos ainda explicou que o Ministério da Educação, não abrirá mais novas vagas para cursos de Medicina no Brasil, mas ressaltou que a Uniara tem um aumento de vagas para este curso, e portanto deve trazer 50 vagas para a cidade, realizado uma extensão do curso, e com isso, proporcionando melhor aprendizado aos alunos de Medicina e também melhor atendimento médico para o município e toda região. “Mesmo com esta decisão do Ministério da Educação, nós havíamos conseguido estas vagas que terão residência médica e trabalhos práticos já no campus de Matão. Isso significa que, em 6 anos, serão 300 alunos inseridos na cidade. Nada impede que futuramente passemos as vagas do campus de Araraquara para Matão”. Passos ressalta ainda, a importância da parceria com o Hospital Carlos Fernando Malzoni. “Acredito que esse é um caminho sem volta, pois se nossa parceria com o Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’ for crescente, vamos ter sucesso sempre, pois o hospital daqui é invejável e não tem como privar os nossos alunos desse importante capital humano”, ressaltou o assessor da instituição.

O prefeito Edinardo Esquetini não escondeu a emoção de ter conseguido, depois de tanta luta, concretizar essa parceria e ao mesmo tempo solucionar a questão do prédio onde seria construído o HBA. “Desde 2016 tratávamos sobre a vinda da Uniara para Matão e hoje, me sinto muito feliz por ter dado certo. Tenho certeza que nossos filhos, nossos netos, ou seja, as futuras gerações irão usufrui desta faculdade, sem precisar se deslocar para outras cidades. O prédio do HBA estava deteriorando e precisávamos urgentemente dar um destino à ele, e ficamos ainda mais felizes com a notícia de que este local se transformará em uma instituição de ensino. Agradeço aos vereadores que acreditam em nosso trabalho e que estão preocupados de fato com o crescimento da cidade. Tenho certeza que esta é apenas uma de muitas conquistas que ainda alcançaremos”, finaliza.

A reforma do prédio do HBA ficará por conta da Uniara, e após organizados os trâmites necessários, dentre eles, a documentação de concessão e a adequação do prédio, a previsão do início das atividades do Campus Matão é março de 2019. O investimento será de R$11 milhões.

 

  • Renata Bottura, Jéssica Karoline, com informações AIP

Veja Também

Orquestra Jovem de Matão realiza audição neste sábado

Apresentação será na Casa da Cultura com propósito de selecionar novos integrantes  Neste sábado (26), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *