Início / Entretenimento / Decoração / O poder e a elegância do revestimento 3D

O poder e a elegância do revestimento 3D

Por Sheilla Moraes – Designer de Interiores

 

O revestimento 3D é uma tendência forte e uma excelente opção para quem quer dar um ar moderno. Essa versatilidade que conquistou a todos garante novidades constantes, pois as marcas investem em novos produtos e o mercado tem várias opções de materiais, acabamentos, desenhos e cores.

Os revestimentos 3D conseguem ainda dar a sensação de movimento e profundidade a um espaço, sendo uma alternativa a mais aos tradicionais papéis de parede. E não há limites de cômodos em que estes revestimentos podem ser aplicados, pois existem modelos para salas, quartos, banheiros, cozinhas e áreas externas, podem ser usados tanto em ambientes residenciais como comerciais. Criando acabamentos desde os mais simples até os mais sofisticados. Tudo dependerá do efeito, da criatividade e ousadia que você busca.

É necessário ter bem definido o local em que o revestimento será aplicado. Por serem materiais com relevo, o ideal é usá-los em paredes inteiras, sem recortes de janelas e sem contornar quinas, porque o acabamento no corte da peça é mais difícil devido ao seu movimento.

E para se atingir um efeito ainda melhor, é muito importante a iluminação do local aplicado. Uma boa iluminação consegue causar sensações diferentes e principalmente mostrar o efeito que o revestimento apresenta. Com uma iluminação focada você cria um efeito de luz e sombra. E um ponto importante, também, é o tamanho e a iluminação do ambiente, pois quanto menor ou mais escuro, mais delicados devem ser os movimentos 3D dos revestimentos, para assim não deixar o ambiente carregado e poluído.

Os revestimentos 3D usados nas áreas externas, precisam seguir sempre as recomendações dos fabricantes, a atenção, no caso, deve ser quanto ao material das placas. Os revestimentos 3D são fabricados em porcelanatos, cimentícios, painéis em mdf, fibra de bambu, pvc, bagaço de cana, pet, entre outros, e se você optar pelos sustentáveis, pode aplicá-los em ambientes internos ou externos, mas que não tenham contato direto com sol e chuva, como, por exemplo, uma sacada envidraçada. Já os revestimentos de alumínio normalmente vêm com uma película autocolante e não são recomendáveis para áreas externas que recebam muita água.  Nestes casos, deve-se optar por outros materiais.

A instalação, dependendo do material, não exige mão de obra especializada. Mas no geral a aplicação é fácil e rápida. E para a limpeza, não há segredos, um espanador, pano levemente úmido e sem muitos produtos químicos, vai garantir um revestimento sempre bonito.

O revestimento 3D pode ser o toque que faltava para deixar os ambientes ainda mais modernos. O lance é usar a criatividade e criar muitos efeitos incríveis. Escolha o que mais combina com você e renove.

 

Veja Também

O uso do Ralo Linear em residência

Por Sheilla Moraes – Designer de Interiores Uma simples ação do nosso dia-a-dia pode se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *