Início / Entretenimento / Decoração / O uso do Ralo Linear em residência

O uso do Ralo Linear em residência

Por Sheilla Moraes – Designer de Interiores

Uma simples ação do nosso dia-a-dia pode se tornar um verdadeiro desafio. Sabe aquela dificuldade de escoar a água após o processo de limpeza de um ambiente? Pois é, os famosos e vilões “ralinhos”, aqueles que sempre colocamos em um cantinho ou bem escondidinho, por que não combina com o ambiente. Então, por não darmos a devida atenção a um detalhe tão pequeno, mas ao mesmo tempo tão importante, que só lembramos dele no dia-a-dia ou quando surge um problema, de mal cheiro por exemplo.

O ralo é um elemento importante na construção e é usado nas chamadas áreas molhadas, em pisos de banheiros, cozinhas, áreas de serviço, terraços, varandas, piscinas, e áreas industriais, porém, normalmente por serem considerados básicos, esquecemos de alguns detalhes a serem levados em consideração, e muitas vezes a escolha do tipo de ralo é feita de forma errada. Embora pareça simples, os tubos que permeiam a parte interna dos ralos são ligados entre si, estabelecendo um sistema complexo e proporcionando uma vedação que evita que os gases de esgoto e o próprio esgoto entrem em contato com o ambiente, permitindo que os resíduos cheguem ao seu destino correto, no serviço de tratamento de esgoto.

O ralo é formado por uma caixa receptora e uma tampa. Os ralos do tipo grelha rotativa possuem uma tampa muito pequena, em torno de 20×20 cm, com orifícios na parte superior. Normalmente no processo de instalação deste tipo de ralo, se conhece a área a ser drenada e verifica-se a possível origem do excesso de água, mas nem sempre esse cálculo é feito de forma correta. Esse tipo é o mais conhecido hoje em dia, e é caracterizado por ser quadrado ou redondo, e na maioria das vezes apresentam serias dificuldades no escoamento por não possuírem uma área de entrada de água suficientemente grande.

O segundo tipo e mais moderno, é o ralo linear. Ele é composto por uma grelha, essa que faz o papel da tampa, e a calha de escoamento. Esse tipo é muito mais seguro, pois por conter uma área de entrada de água maior, a probabilidade de ocorrer o acúmulo de água é bastante menor e o risco de entupimento é quase zerado. E também não temos mais a preocupação de mirar a água em direção a um pequeno espaço, pois o ralo linear é grande suficiente para facilitar o trabalho e escoar a água com segurança e agilidade. Sem contar com o benefício da estética, eles possuem um design diferente e podem ter o acabamento em inox ou aço escovado e assim já fazer parte da decoração do ambiente.

O ralo linear gera uma economia de tempo na instalação e é geralmente instalado próximo a parede ou no centro, desta maneira, o assentador só vai precisar fazer um ou dois ângulos de caimento da água, ao invés da grelha rotativa tradicional, que precisa de 4 ângulos diferentes. A sua limpeza é muito mais fácil pois a grelha apesar de ser bem encaixada, pode ser removida e limpa de forma eficaz e simples.

Na Revestilar Acabamentos, podemos encontrar uma variedade de ralos lineares e em diferentes tamanhos e acabamentos. Vale a pena dar uma conferida, e um pouco mais de atenção a esse pequeno detalhe, mas de uma utilidade muito grande em nosso dia-a-dia.

 

Veja Também

Como escolher o rodapé ideal

Por Sheilla Moraes – Designer de Interiores   O rodapé deixou de ser um mero …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *