Início / Notícias / Cidade /  OAB e Prefeitura promovem palestra

 OAB e Prefeitura promovem palestra

A OAB e a Prefeitura realizaram na noite de segunda, 20, no auditório da Casa do Advogado, a palestra “Proteção e defesa dos animais”, ministrada pela Dra. Maíra Pereira Vélez, presidente da Comissão Estadual de Proteção e Defesa Animal da OAB de São Paulo.
 

Dezenas de pessoas assistiram à palestra, que trouxe informações sobre o que caracteriza maus-tratos e o que deve ser feito nesse caso, segundo a visão técnico-jurídica da palestrante. Entre o público estavam estudantes de Direito, membros da ONG “Amigos da Mulekada”, funcionários do Canil e Gatil Municipal, o prefeito Edinardo Esquetini; o secretário municipal de Meio Ambiente, Markinho Nascimento; o diretor do Departamento de Proteção e Bem Estar Animal, Jorge David; o presidente da OAB, Paulo Bernardi; entre outros.
 

“Acho que o mote mais importante nesse momento é a participação da sociedade e a OAB, como representante do clamor democrático de toda a sociedade, vem cumprindo seu papel. Muitas comissões de proteção e defesa dos animais têm sido criadas nas subseções do Estado de São Paulo, toda a diretoria tem ajudado demais. E é uma preocupação crescente da sociedade, nós tivemos escândalos há pouco tempo sobre a questão do consumo da carne, empresas que estão sendo averiguadas pelo Ministério da Agropecuária e eu acho que vai ser muito interessante a gente poder cobrar desses políticos e também do executivo a fiscalização real. Acho que se pode restar alguma coisa importante dessa palestra, sem dúvida, é a pressão que a sociedade pode exercer e a OAB, como olhos e ouvidos da sociedade, vem ajudar, tenho certeza que a gente pode fazer um trabalho bonito a partir de agora”, afirma a palestrante. 

 O presidente da OAB, Paulo Bernardi, falou sobre o objetivo das palestras realizadas pela entidade. “É a educação, a gente tem trazido palestras de todos os níveis, de todos os assuntos e a questão de defesa dos animais interessa a todos nós como sociedade organizada. Acho que é interessante ouvir uma palestrante do nível da Maíra, que veio trazer sua contribuição e o debate que é extremamente intenso, as posições são muito antagônicas com relação a rodeio e uma série de situações que vão ajudar a pensar no assunto, refletir e tomar posições”, comenta Paulo Bernardi.
 

“Essa palestra é muito importante. Hoje, a questão de meio ambiente, de proteção dos animais é muito grande. As pessoas precisam ter consciência que o animal sente dor, fome, frio, calor, sede, então é muito difícil a gente ver em pleno século 21 algumas pessoas com ações, infelizmente, totalmente contrárias a esses cuidados. A gente está tentando trabalhar na conscientização, melhorar para que possamos ter animais mais bem cuidados. O animal tem a mesma mentalidade de uma criança de 10 anos, quando abandonado se sente extremamente amedrontado, totalmente perdido. A gente tem que se colocar no lugar do animal para que a gente possa se sensibilizar mais com essa situação”, diz o prefeito.

Autor: Natali Galvão

Veja Também

Grupo ‘Matão + Verde’ comemorou 12 anos com grande festa

Celebração reuniu grandes autoridades da cidade no domingo, 20   O Grupo ‘Matão + Verde’ …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *