Orquestra Jovem retoma atividades – jcmatao.com.br
Início / Entretenimento / Cultura / Orquestra Jovem retoma atividades

Orquestra Jovem retoma atividades

Novos trabalhos já estão sendo ensaiados para apresentações em 2018

 

A Orquestra Jovem de Matão retomou suas atividades em 2018 e já realizou, inclusive, audição avaliativa dos alunos, que aconteceu nos dias 6 e 11 de janeiro. Nesse mesmo período, a orquestra recebeu novos integrantes e os ensaios oficiais foram retomados no sábado, 13. Os corais Municipal e Frater também voltaram a ensaiar na segunda, 15, por meio dos encontros que acontecem semanalmente na Casa da Cultura.

A orquestra atende aproximadamente 70 pessoas com aulas de inicialização musical, ocasiões nas quais os alunos aprendem a tocar violino, violas, violoncelo e outros instrumentos. O grupo de prática orquestral conta com 40 pessoas e 65 pessoas participam ainda das aulas de canto.

           

O ano de 2017

Com a execução de dois grandes concertos em 2017 (Clássicos do cinema e Clássicos de Natal), além de outras apresentações igualmente importantes como a ocorrida na Paróquia Nossa Senhoria Aparecida do Bairro Alto, o regente Danilo Gomez destaca que o ano de 2017 pode ser considerado como de aprimoramento e evolução musical. A cada concerto, as técnicas aplicadas trouxeram novos arranjos e os grupos se mostraram mais unidos e alinhados vocalmente. Danilo também aponta que foi notória a evolução dos coros e dos músicos, e salienta que a cada concerto foram superadas as expectativas e o público reconheceu o trabalho dos músicos. “Novos talentos foram revelados por meio das oficinas musicais e outros vieram à tona por intermédio de projetos sociais, escolas, grupos de igrejas, dentre outros segmentos da sociedade civil. Constatamos, portanto, que a OJM e os corais cresceram expressivamente, foram bem recebidos pela população matonense e que todo esse trabalho tem nos motivado a debruçar sobre novas peças, com espetáculos de representatividade para a população de Matão”.

Júlio César Ribeiro, diretor do Departamento de Cultura, argumenta que projetos como os das oficinas de canto coral e musicalização têm por objetivo estimular a prática e o domínio de instrumentos musicais, especialmente de instrumentos de cordas, bem como o conhecimento de um repertório formado por músicas de todos estilos, mas com estudo e pesquisa predominantemente sobre autores brasileiros. “A pesquisa, ensino e divulgação da música brasileira, seja ela folclórica, popular ou erudita, tem sido um dos fios condutores do repertório da Orquestra Jovem de Matão. A educação musical é muito pertinente para o desenvolvimento de recursos e habilidades individuais e também importante para a socialização, não só entre os integrantes do próprio grupo, como também entre esses e as comunidades nas quais se realizam as apresentações públicas”, finaliza Júlio.

 

Novos projetos

Danilo esclarece que a orquestra vem preparando um novo concerto, o qual já está denominado como ‘Clássicos do Rock’. Os integrantes deverão se apresentar junto ao Coral Municipal irão no próximo mês de abril, em local ainda a ser definido. Já o Coro Frater se prepara para o espetáculo Chico’s que será exibido ao longo de 2018. “Temos como metas trazer a proposta de concertos pedagógicos, apresentações ao ar livre para a comunidade, incluindo a exibição de três concertos oficiais para a população, sendo um para o mês de abril, outro para agosto e o terceiro para final de ano, além de oferecer à população espetáculos que se encontram em fase de montagem e construção pelos corais”.

 

  • AIP

Veja Também

Estimativa do mercado financeiro para inflação sobe para 4,15%

Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) aumentaram a projeção para a inflação este ano. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *