Início / Notícias / Cidade / Prefeitura de Matão realiza IV Fórum Municipal de Educação

Prefeitura de Matão realiza IV Fórum Municipal de Educação

Evento reuniu diversos segmentos para debater sobre as novas políticas públicas da Educação no município de Matão

A Prefeitura de Matão, por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou o IV Fórum Municipal de Educação na última terça-feira (13) na Casa da Cultura. Na ocasião, debateu-se as novas políticas públicas da Educação no município. O evento reuniu professores da rede municipal e estadual de ensino, diretores e coordenadores de unidades escolares, psicopedagogos, membros do Conselho Tutelar, da Casa do Pequeno Cidadão, representantes do terceiro setor e demais pessoas ligadas à Educação. A vereadora Cleusa Salatta esteve presente e representou o poder Legislativo.

O vice-prefeito Moacir Matturro se pronunciou dizendo da importância da Educação para formação cidadã. “A escola não tem a função de ensinar apenas as matérias básicas, tais como Português, Matemática, História, Geografia, Física, ou matérias técnicas como Mecânica, Eletricidade, Computação, Administração, etc, mas sim a escola deve introduzir no ensino paradigmas sobre direitos humanos, movimentos sociais, ações culturais, relações trabalhistas, meios de produção, dentre outros. Uma noite como esta é momento de aprendizagem”, cita.

A secretária de Educação e Cultura, Adriana Marangoni, disse que o IV Fórum Municipal de Educação é um passo importante e permite um grande avanço, uma vez que possibilita a discussão de políticas públicas educacionais, as quais permitem o monitoramento do Plano Municipal de Educação. “O trabalho desenvolvido por meio do Fórum é de extrema importância para a cidade, pois nele temos um espaço de diálogos, debates e encaminhamentos de medidas para assegurar os direitos à Educação, além de ter o papel social e político importante. A instituição do encontro permite a ampliação da participação da comunidade local nas discussões acerca da Educação e de suas ações”, pondera Adriana.

Na oportunidade, foi apresentada a equipe técnica dos representantes do Fórum Municipal Permanente de Educação. Os palestrantes, ao final do evento, receberam certificados e um presente alusivo ao município de Matão, que representa seu potencial turístico, que é o Corpus Christi.

Dentre os temas discutidos estavam: Plano Nacional e Plano Municipal de Educação, ministrada pelo professor Luiz Fernando Tofanelli, que é formado em Letras e Pedagogia, supervisor de Ensino da Diretoria de Ensino de Jaboticabal e assistente técnico do MEC (Ministério da Educação e Cultura); “As Perspectivas Futuras da Política Brasileira”, realizada pelo Dr. José Antônio da Silva Junior, que é doutor e mestre em Ciências Sociais pela Unesp Araraquara; “Educação e Reflexão: a escola reflete o quê?”, proferida pela Dra. Ligia de Almeida Durante, que é professora doutora em Educação Escolar pela Unesp Araraquara; e “A Importância das Ferramentas Tecnológicas na Captação de Recursos na Educação”, ministrada pela Adriana Cristina Griffoni, que é graduada em Administração de Empresas, com especialização em Administração Geral e pós-graduação em Gestão de Pessoas e Coching pela UNIP Araraquara.

Veja Também

Mais de 1 milhão de jovens não concluem o ensino médio até os 19 anos

Dos 3,2 milhões de brasileiros com 19 anos, 2 milhões concluíram o ensino médio, o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *