Início / Notícias / Cultura / Prefeitura realiza ‘Brasil Ameríndio’

Prefeitura realiza ‘Brasil Ameríndio’

Evento recebe Indígenas Kaigangs da Aldeia de Vanuire, de Tupã.

 

Para comemorar o ‘Dia do Índio’, a Prefeitura de Matão, por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura, (Departamento de Cultura), em parceria com a ONG OCA – Organização Cultural e Ambiental, de Jaboticabal, trazem para o município, no próximo dia 18 de abril, na Praça Dr.  Leônidas Calígola Bastia, os Indígenas Kaigangs, da Aldeia de Vanuire, de Tupã.

Na ocasião, serão apresentadas danças folclóricas, rituais indígenas e realização da feira de artesanato para difusão da arte indígena.

As atividades acontecem das 8h às 16h. Na mesma data, às 17h haverá a abertura a exposição de artes “Abril Ameríndio”, com a presença dos Indígenas Kaigangs e, posteriormente, será desenvolvida uma apresentação musical sob a supervisão de Danilo Gomez, diretor de Formação Cultural do Departamento de Cultura e regente da Orquestra Jovem de Matão. O encontro prevê a interatividade do canto indígena.

Júlio Cesar Ribeiro da Silva, diretor do Departamento de Cultura reforça que os povos indígenas possuem lindas culturas. “Os índios foram e sempre serão a história do Brasil, exemplo de garra e perseverança de sua herança cultural durante séculos. A cultura precisa ser parte de um direito coletivo onde os indivíduos portadores destes bens, como os indígenas, possam ser livres e, sobretudo difundir sua cultura. A história indígena está pautada no centro de um processo histórico brasileiro de luta pela sobrevivência dos diversos povos até a atualidade. Portanto, receber esse grupo em Matão será de extrema importância para ampliação de nossos conhecimentos acerca desta cultura”, reforça Ribeiro.

 

Os Indígenas Kaigangs

O contato dos Indígenas Kaigangs com a sociedade teve início no final do século XVIII e se consolidou em meados do século XIX, quando os primeiros chefes políticos tradicionais (Rekakê) aceitaram aliar-se aos conquistadores brancos. Atualmente os Kaingangs vivem em mais de 30 Terras Indígenas que representam uma pequena parcela de seus territórios tradicionais.

 

 

  • AIP

Veja Também

Mega-Sena segue acumulada e pode pagar r$ 35 milhões nesta quarta

A Mega-Sena acumula mais uma vez e pode pagar, nesta quarta, 20, o prêmio de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *