Início / Sem categoria / Previna-se das doenças causadas pelo clima seco

Previna-se das doenças causadas pelo clima seco

A baixa umidade do ar aumenta a incidência de doenças respiratórias e de infecções virais e bacterianas, principalmente no inverno, onde o tempo seco devido a escassez de chuvas acontece em quase todo Brasil

O maior malefício da baixa umidade do ar é a desidratação das células, as narinas e olhos ressecados, cansaço e dor de cabeça são sintomas que podem aparecer quando faltam água e sais minerais no organismo. Com o tempo seco cresce a prevalência de doenças como rinite e conjuntivite alérgicas, pois os agentes causadores das alergias como a poeira, poluição e pelos de animais, ficam mais tempo suspensos no ar.

Quem não se hidrata corretamente também corre risco de contrair viroses e infecções bacterianas, pois o vírus e as bactérias se aderem mais facilmente a uma célula ressecada. Pessoas com problemas respiratórios são as principais afetadas pelo tempo seco pois, na respiração, o organismo precisa de água para umedecer o ar que entra no corpo e sem a umidade, o muco, que ajuda a proteger o organismo de infecções, fica muito espesso e não consegue limpar as vias aéreas adequadamente.

Para a prevenção é preciso beber pelo menos 2 litros de água por dia, hidratar as narinas com soro fisiológico, pingar colírio nos olhos, espalhar toalhas molhadas e bacias de água pelo quarto, são algumas medidas que podem ser tomadas para combater as doenças causadas pelo ar seco.

Muitas pessoas que pensam estar sempre com resfriado, na verdade, tem rinite alérgica. Caracterizada por obstrução do nariz frequente, espirros repetidos e coceira no nariz, olhos, garganta ou até mesmo nos ouvidos. Isto, com o clima seco, tende a se agravar, uma vez que o oxigênio entra mais seco pelo nariz, levando à inflamação e produção excessiva de secreção, por isso, o ar deve ser umidificado e filtrado. Com a umidade muito baixa, o ar chega ainda muito seco nos pulmões e também dificulta a situação dos asmáticos.

A asma brônquica (também conhecida como bronquite asmática) se apresenta com crises de tosse associada, na maioria das vezes, à falta de ar e chiado no peito, são sintomas que podem ser intermitentes ou persistentes e, se não tratados, causar muitos prejuízos à vida destes doentes e podendo levar até a morte.

Usar umidificadores de ar ou colocar uma vasilha com água ou toalha molhada no lugar onde irá dormir, manter a casa higienizada e arejada, tomar bastante líquido, evitar produtos de limpeza com cheiros fortes e usar soro fisiológico, são medidas preventivas que devem ser tomadas para nos prevenirmos das consequências indesejáveis com esse clima tão seco que estamos enfrentando.

 

(Jéssica Karoline)

Veja Também

Saída de dólares do País supera entrada em US$ 2,6 bilhões em julho

Mais dólares saíram do País do que entraram em julho. De acordo com dados do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *