Início / Notícias / Cidade / Programa Família Sustentável avança em Matão

Programa Família Sustentável avança em Matão

Funcionários da CP Kelco apresentam resultado de experiência feita com recicláveis

Na última sexta-feira (3), a CP Kelco sediou a segunda palestra do Programa Família Sustentável, voltada para funcionários da empresa, que apresentaram o resultado de uma experiência de 30 dias com recicláveis gerados em suas casas.
No dia 2 de julho, o projeto foi apresentado na empresa para o mesmo público, que conheceu a proposta e fez a experiência. O objetivo é criar quatro hábitos nas famílias: preservação total, desperdício zero, reciclagem 100% e saúde preventiva.
A palestra foi ministrada pelos educadores ambientalistas José Oliveira e Ester Buriti, da Zelo Urbano, empresa especializada em gerenciamento de resíduos, contratada pela CP Kelco para desenvolver o programa de educação ambiental.
“Os colaboradores aplicaram o método de coleta seletiva proposto e entregaram na Cooper Matão mais de 80 kg de materiais recicláveis limpos e organizados. São 35 funcionários, o que dá uma média de 2,5 kg por funcionário durante os 30 dias”, explica José Oliveira.

A separação de maneira limpa e organizada facilita a triagem para os catadores e as cooperativas enviarem os materiais para a reciclagem. De acordo com Anderson Almeida, gerente geral da CP Kelco, os colaboradores continuarão participando do projeto.
“Eles estão sendo desafiados a apresentar o programa para alguém da família, algum vizinho, para que também participe. A CP Kelco também está influenciando outras empresas a participarem, inclusive, algumas já demonstraram interesse”, afirma Anderson.

Segundo José Oliveira, o programa também tem o objetivo de colaborar com a cidade, abordando o problema do lixo. Para iniciar o projeto, a Zelo Urbano, por meio de visitas, dialogou com moradores e com o poder público municipal.
“Diagnosticamos que a cidade tem condições de se tornar referência nacional em gestão ambiental pública até setembro de 2019, praticando a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela lei 12.305, de 2 de agosto de 2010”, conclui José.
Além de funcionários da CP Kelco, participaram da palestra na última sexta-feira o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Alcides Mendes; o diretor da Divisão de Resíduos Sólidos, Marcelo Orvietti; e o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Hudson Martins.

Sobre o programa
O Família Sustentável é um programa de educação e intervenção sócio ambiental dedicado aos moradores da cidade e tem como interesses: qualidade de vida, preservação e educação ambiental, consumo racional, estímulo à reciclagem, divulgação de boas práticas, participação coletiva, economia de recursos e melhoria da cidade.

Para participar do projeto, é necessário cadastrar os dados pessoais no site: www.zelourbano.eco.br. A empresa informa a agenda de treinamento e após a formação o participante recebe o título de membro da Família Sustentável. | Natali Galvão

Veja Também

Campanha de Vacinação Antirrábica continua em Matão

Evento foi realizado neste domingo (21), mas cães e gatos ainda podem ser vacinados no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *