Início / Notícias / Cidade / Programa ‘Melhor Caminho’ finaliza serviços nas estradas rurais

Programa ‘Melhor Caminho’ finaliza serviços nas estradas rurais

Estradas da Boiadeira, da Fazenda Citrícola e da Pedreira receberam melhorias

 

A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Serviços Municipais, finalizou as obras de melhorias nas estradas rurais de Matão. Os trabalhos foram feitos na Estrada do Rumo, também conhecida como Boiadeira, na Estrada da Pedreira e na Estrada da Fazenda Citrícola (antiga Estrada do Lenheiro). Nos locais, além de finalizar a terraplanagem, foram levantados os leitos das estradas, refeitas as cercas dos dois lados de cada estrada para que ficassem mais alta, feitas as curvas de nível para contenção de água das chuvas e, para encerrar, foi feito o revestimento de 300 m³ de pedra brita por km de estrada. Funcionários da Codasp estiveram na cidade para fazer a vistoria técnica que comprovou que a obra foi finalizada com êxito. A vistoria foi assinada pelo prefeito Edinardo Esquetini. O valor total do investimento é de R$1,5 milhão, uma verba liberada pelo governo de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

O prefeito Edinardo Esquetini afirma que os serviços garantem qualidade e melhorias nas estradas rurais do município. “Com união e comprometimento conseguimos finalizar esta obra e garantir mais uma conquista aos moradores de Matão que utilizam estas estradas que estavam anteriormente deterioradas. Tenho certeza que com o serviço de qualidade que foi prestado, estamos garantindo anos de estabilidade e duração dos trabalhos feitos nas estradas de nosso município. Além das rurais, ainda estamos recapeando toda a cidade, proporcionando melhorias para toda a população de Matão. Agradeço ao secretário de Serviços Municipais, Zuculo, ao vereador China Calabres e a todos os que estiverem envolvidos nesta obra”, destaca.

Vale ressaltar que o programa ‘Melhor Caminho’ tem o objetivo de recuperar estradas rurais e estimular o desenvolvimento das cidades. Coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento e realizado pela Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo), o projeto foi instituído para a elaboração de convênios com prefeituras municipais. A execução da obra acontece em várias etapas e o trabalho realizado, em síntese, é composto de adequação do leito, drenagem (tubulação onde necessária), incorporação e compactação de material granular (brita).

O ‘Melhor Caminho’ busca readequar as plataformas das estradas rurais de terra com ou sem a elevação do “greide estradal” para a implantação de sistema de drenagem superficial eficiente. Também procura dotar pontos de sangra da estrada (deságue) de estruturas que evitem a ocorrência de processos erosivos nas propriedades lindeiras, como terraços ou bacias de captação, favorecendo a infiltração das águas pluviais e a recarga do lençol freático. Ainda melhora as condições de suporte e rolamento das pistas das estradas rurais com a execução de revestimento primário.

 

Veja Também

Mais de 1 milhão de jovens não concluem o ensino médio até os 19 anos

Dos 3,2 milhões de brasileiros com 19 anos, 2 milhões concluíram o ensino médio, o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *