Início / Notícias / Cidade / Projeto do Museu Tecnológico das Indústrias é apresentado

Projeto do Museu Tecnológico das Indústrias é apresentado

O local escolhido é onde está a obra parada que seria o antigo o CEC

 

Na quinta, 22, aconteceu a apresentação do projeto do Museu Tecnológico das Industrias de Matão, no gabinete da Prefeitura. O evento contou com a presença do prefeito Edinardo Esquetini, do vice- prefeito Moacir Matturo, do secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hidricos, Markinho Nascimento, do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Hudson Martins, do secretário de Governo, Ciência, Tecnologia e Inovação, Ivan Serigato, além da gerente regional do Ciesp-Matão, Gisele Costa, o vice- presidente da Facesp, Gino Torrezan, e também o assessor parlamentar do deputado federal Miguel Lombardi, Ralf Silva,  demais autoridades e a imprensa local.

O responsável pelo projeto José Carlos Neres de Assis, apresentou o mais recente projeto da gestão, que será desenvolvido onde fica localizado o esqueleto da obra paralisada no CEC (Centro Educacional Complementar) Matão, na Av. Prefeito Laert José Tarallo Mendes,

O foco principal é dar uma destinação ao prédio através de parcerias. “O projeto precisa da ajuda de muitas mãos para ser realizado, iremos agora depender de empresas para tirá-lo do papel e torná-lo realidade”, ressaltou Esquetini.

O Museu Tecnológico da Industria de Matão pretende traçar um paralelo no processo de evolução da humanidade, junto com o processo de evolução da indústria, e assim, contextualizar a contribuição mútua do processo evolutivo que o homem e a indústria desenvolveram entre si, desde o advento da pré-história até os dias de hoje, onde vivemos a era digital. Principalmente focando na ciência, seus conceitos, sua origem, sua história, seus métodos e características, que devem ser abordados em todas as ações educativas.

“Algo que pensamos para Matão, uma cidade industrializada, e que é nosso orgulho, pois em cada cantinho do mundo tem equipamentos de nosso município, e precisamos que nossas crianças e famílias tomem ciência da importância de Matão no cenário nacional e mundial, será muito mais que um museu, terá uma característica pedagógica para que as crianças e adolescentes possam tirar proveito”, explicou o prefeito.

Para alcançar os objetivos, o museu pode servir de métodos didático pedagógicos dentro do processo de ensino e aprendizagem para explicitar por meio de ícones, equipamentos científicos, equipamentos áudios-visuais e inovadoras e também tecnológicas formas de interação, que é onde o visitante poderá entender e compreender melhor o fenômeno cientifico e a explicação através da interatividade.

O Museu propõe trazer ao visitante a compreensão do que é a industrialização, tanto no Brasil como no mundo e principalmente na região da cidade de Matão e envolvimento das industrias a partir do seu produto no contexto municipal e regional. O plano de ação proposto será balizado por alguns princípios práticos limitadores e eixos temáticos cognitivos e articuladores. Sendo eixos temáticos na seguinte ordem: a Fabricação na Pré História, a Fabricação na Era Medieval, a Revolução Industrial, a Indústria no Brasil, a Era Tecnológica, Linha do Tempo de Matão, as Industrias em Matão, o Centro de Ciências e a História da agricultura de Matão.

É um desafio de todos nós, esse é apenas o primeiro passo e através do contato com os empresários que começará logo, e assim que acatarem a ideia poderemos transformar aquele local onde será o nosso grande e belo Museu Tecnológico das Industrias de Matão”, finaliza Hudson Martins, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico

 

  • Jéssica Karoline

Veja Também

Mais de 716 mil empresas podem ser excluídas do Simples Nacional

A Receita Federal informou que foram notificadas 716.948 microempresas e empresas de pequeno porte que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *