Início / Notícias / Cidade / Semana da Música segue até domingo (9)

Semana da Música segue até domingo (9)

 

Abertura do evento aconteceu durante ‘Concerto de Natal’ realizado no último domingo (2)

A Prefeitura de Matão, por intermédio da Secretaria da Educação e Cultura, realiza a II Semana Municipal da Música (SEMUS) até domingo (9). A programação teve início no último domingo (2) com a apresentação da Orquestra Jovem de Matão na Sorema, sendo o espetáculo ‘Concerto de Natal’. Durante esta semana, também foram realizadas exibições do Coral Municipal, apresentações dos alunos das oficinas de violino, de violão e da Orquestra de Violões.

Seguindo o cronograma, nesta sexta-feira (7), acontece o concerto “Clássicos de Natal” na Igreja de Nossa Senhora Aparecida (Bairro Alto). Na oportunidade, por meio de intercâmbio cultural, a Banda Sinfônica Jovem de Jaboticabal se apresenta com a Orquestra Jovem de Matão, sob regências de Danilo Gomez e Junior Barbosa, respectivamente.

No sábado (8), às 19h30, a Casa da Cultura recebe os alunos das oficinas de violão (Prof. Julio Miguel), de teclado e acordeom (Prof. Enoque Martins) e de sopros (Prof. Jonathan Coelho). No domingo (9), às 9h30, será a vez dos alunos das oficinas de viola caipira (Prof. Bendito Fernandes) e de violão (Prof. Luiz Fernando Daguano) apresentarem suas audições.  A classificação é livre e a entrada é gratuita.

Segundo Danilo Gomez, diretor da divisão de Formação Cultural e regente dos corais municipais e da Orquestra Jovem de Matão, a música possui um papel importante na Educação, tanto para crianças e jovens quanto adultos. “Este processo contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócioafetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem”, relata.

O diretor do Departamento de Cultura, Júlio Cesar Ribeiro, esclarece que a semana especial objetiva divulgar o trabalho de músicos locais, bem como revelar talentos. “A realização deste evento é de grande importância para a população, pois todas as atividades são abertas ao público e livre para toda população. A programação traz a público o resultado da aprendizagem adquiridas por meio do programa de Descentralização da Cultura oferecido em forma de oficinas culturais e de caráter gratuito à população pela Prefeitura de Matão. Desta forma, seguimos a orientação do prefeito Edniardo Esquetini que é oferecer manifestações culturais e artísticas para os munícipes para que estes possam desfrutar de eventos primorosos gratuitamente. Durante toda a semana presenciamos exibições de qualidade e foi possível perceber quantos talentos Matão possui. Assim, agradecemos, o prefeito por todo seu apoio durante o exercício de 2018”, destaca Ribeiro.

Adriana Marangoni, secretária de Educação e Cultura, reforça que “por meio da música é possível oferecer a todos os envolvidos durante a programação da II SEMUS benefícios como a interação social, o desenvolvimento da sensibilidade e criatividade, senso rítmico, o prazer de ouvir música, liberdade de imaginação, concentração, atenção, respeito ao próximo, da socialização e afetividade, bem como contribui para uma efetiva consciência corporal e de movimentação, reitera Adriana.

 

Programação

7/12 – 20h – Igreja do Bairro Alto – Concerto ‘Clássicos de Natal’ da Orquestra Jovem de Matão e Banda Sinfônica Jovem de Jaboticabal, com regências de Danilo Gomez e Junior Barbosa;

8/12 – 19h30 – Casa da Cultura – Apresentação das oficinas de violão, de teclado e acordeom e de sopros;

9/12 – 9h30 – Casa da Cultura – Apresentação das oficinas de viola caipira e de violão.

Veja Também

Mais de 1 milhão de jovens não concluem o ensino médio até os 19 anos

Dos 3,2 milhões de brasileiros com 19 anos, 2 milhões concluíram o ensino médio, o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *