Início / Notícias / Cidade / Semana do Meio Ambiente é sucesso no município

Semana do Meio Ambiente é sucesso no município

Durante toda a semana aconteceram diversas atividades voltadas ao meio ambiente e à sustentabilidade
Na terça, 5, comemorou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, e em Matão a data coincidiu com a segunda edição da Bio Matão – Semana do Meio Ambiente de Matão.

Desde a abertura tem acontecido diversas atividades voltadas ao meio ambiente e à sustentabilidade, com ações voltadas para melhor cuidarmos do nosso planeta. Na terça, 5, às 19h30, aconteceu a abertura oficial do evento, no auditório do Sincomércio, que contou com a palestra do secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, Dr. Marcos Roberto do Nascimento (Markinho Nascimento), abordando o tema ‘Que legado ambiental queremos para Matão’. O evento contou com a presença do vice prefeito Moacir Matturro, vereadores e secretários além de outras autoridades e de representantes da sociedade civil e associações voltadas ao meio ambiente.

Ainda na terça, 5, nas dependências do IFSP, foi realizada a oficina de produção de sabão, que pode ser preparado facilmente em casa, utilizando óleo usado de cozinha juntamente com soda cáustica. O óleo usado, quando descartado de forma errada, pode causar sérios danos ambientais, o que torna a sua utilização na fabricação de sabão um grande aliado ambiental. Com o intuito de promover maior conscientização ambiental, a oficina foi um grande incentivo à população, além de ensinar como produzir sabão utilizando óleo usado de cozinha. “O óleo descartado nas pias das casas acaba comprometendo a rede de esgotos sanitários e quando chega na estação de tratamento da CMS mata os microrganismos que fazem a biodigestão de matéria orgânica que é uma das etapas do tratamento e que pode comprometer todo o sistema”, explica Markinho Nascimento.

Já na quarta, 6, às 19h30, foi a vez do cinema ao ar livre, com a exibição do filme ‘O dia depois de amanhã’, que mostra um momento onde a Terra sofre alterações climáticas, modificando drasticamente a vida da humanidade. Na quinta, 7, às 9h, aconteceu a oficina de mudas e também a visita dos alunos do ensino municipal à Estação de Tratamento Companhia Matonense de Saneamento (CMS); já às 13h30, aconteceu a segunda oficina de sabão, e às 19h foi realizada no IFSP a palestra ‘Água para uso industrial’, ministrada por Thomas Drahein, do Grupo Raízen.

Nesse sábado, 10, às 8h, na praça central ‘Leônidas Calígula Bastia’, acontecerá a BioMatão em Ação Global, com oficinas e exposição de peças relacionadas à sustentabilidade, além de atividades promovidas pelo PVE com a participação da Citrosuco nas atividades. No mesmo local, também acontecerá o Mutirão do lixo eletrônico, recicláveis, óleo de cozinha e trecos (sofás e móveis residenciais). Também será realizado nesse sábado o curso de manejo e poda de arvores, que será ministrado no auditório da secretaria de esportes no parque ecológico.

A Secretaria do Meio Ambiente mais uma vez inovou e haverá um grande show na praça central, às 10h, também do sábado com Caveiras Rock, trazendo o melhor do rock n’ roll dos anos 80 intercalando mensagens de incentivo à preservação do meio ambiente.

“Queremos nossa gente interessada no meio ambiente, ajudando nossas ações para elevar o nome da cidade quanto aos assuntos ambientais. Tanto é que iniciamos 2017 na posição 481 do ranking no Programa Município VerdeAzul, porém, em apenas um ano, conseguimos subir para 172ª colocação. Nossa ideia é terminar este ano entre as 10 cidades do programa. Portanto, queremos deixar um legado ao nosso município de ter contribuído de alguma forma ostensiva para que a população ganhe qualidade de vida” ressalta Markinho.

No domingo, 10, a partir das 9h30, haverá a 4° Cavalgada ‘Cascos Pelas Patas’, um evento realizado pelas comitivas de nossa cidade, onde a intenção é chamar a atenção das pessoas para cuidar dos animais, sobretudo cães e gatos. A concentração está prevista para o posto Laranjão e depois seguirão pelas ruas e avenidas de nossa cidade até o complexo esportivo Décimo Chiozzini onde haverá moda de viola, churrasco e muita confraternização.

O prefeito Edinardo Esquetini, grande incentivador das ações ambientais e, principalmente ligadas à causa animal, autorizou e também apoiou todas as ações que estão sendo realizadas nesta semana. “Quando enviei para a Câmara Municipal o Projeto de Lei criando a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos e os vereadores aprovaram a lei, estávamos ali viabilizando a possibilidade de ter uma pasta própria para podermos cuidar da qualidade de vida do nosso povo eu sabia que estava inovando e criando um ambiente onde políticas públicas seriam desenvolvidas para resolver graves problemas ambientais e o Markinho Nascimento, juntamente com sua equipe está realizando um trabalho fantástico. Não poderia também deixar de destacar os avanços e melhorias no nosso canil municipal pelo qual tenho o maior carinho. Tenho certeza hoje que acertamos” finaliza Edinardo.

A Semana do Meio Ambiente é uma realização da Prefeitura de Matão, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, e de Educação e Cultura, em parceria com a Águas de Matão, Citrosuco, CMS, Sesi e também do IFSP-Matão, além de contar com apoio cultural de Brasilux, CMMA Matão, Matão + Verde, Colorado Ambiental, Mauser e também Jornal do Comércio.

 

  •  Jéssica Karoline

Veja Também

Campanha de Vacinação Antirrábica continua em Matão

Evento foi realizado neste domingo (21), mas cães e gatos ainda podem ser vacinados no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *