Início / Notícias / Meio Ambiente / Semana do Meio Ambiente foi sucesso na cidade

Semana do Meio Ambiente foi sucesso na cidade

Durante a semana aconteceram atividades ligadas ao meio ambiente e à sustentabilidade, com ações voltadas para melhor cuidarmos do planeta.

Na última semana se comemorou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, e em Matão a data foi comemorada com a segunda edição da Bio Matão – Semana do Meio Ambiente de Matão.

Desde a abertura aconteceram muitas atividades voltadas ao meio ambiente e à sustentabilidade, com ações voltadas para melhor cuidarmos do nosso planeta. Na terça, 5, aconteceu a abertura oficial do evento, no auditório do Sincomércio, que contou com a palestra do secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, Dr. Marcos Roberto do Nascimento (Markinho Nascimento), abordando o tema ‘Que legado ambiental queremos para Matão’.

Ainda na terça, nas dependências do IFSP, foi realizada a oficina de produção de sabão, que pode ser preparado facilmente em casa, utilizando óleo usado de cozinha juntamente com soda cáustica. “O óleo descartado nas pias das casas acaba comprometendo a rede de esgotos sanitários e quando chega na estação de tratamento da CMS mata os microrganismos que fazem a biodigestão de matéria orgânica que é uma das etapas do tratamento e que pode comprometer todo o sistema”, explica Markinho Nascimento.

Na quarta, 6, aconteceu o cinema ao ar livre, com a exibição do filme ‘O dia depois de amanhã’, que mostra um momento onde a Terra sofre alterações climáticas, modificando drasticamente a vida da humanidade. Já na quinta, 7, às 9h, aconteceu a oficina de mudas e também a visita dos alunos do ensino municipal à Estação de Tratamento Companhia Matonense de Saneamento (CMS); e uma segunda oficina de sabão, além da realização da palestra ‘Água para uso industrial’, ministrada por Thomas Drahein, do Grupo Raízen, no IFSP-Matão.

Já no sábado, 10, na praça central ‘Leônidas Calígula Bastia’, aconteceu a BioMatão em Ação Global, com oficinas diversas e exposição de peças relacionadas à sustentabilidade, além de atividades promovidas pelo PVE com a participação da Citrosuco, a Escola Sesi esteve muito presente nas atividades, além também da Aguas de Matão, CMS, IFSP e diversas entidades da cidade. No mesmo local, também aconteceu a feirinha de adoção de cães e gatos, o Mutirão do lixo eletrônico, recicláveis, óleo de cozinha e trecos (sofás e móveis residenciais). Markinho destaca a importância dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) em Matão. “Em Matão, uma de nossas grandes lutas é o combate ao descarte irregular de resíduos sólidos para que as pessoas não digam que não tem onde levar os materiais, então, fizemos um mutirão de ‘trecos’ e lixo eletrônico. Vale lembrar que os materiais também podem ser descartados nos PVEs do município. Aproveito para pedir que os munícipes não joguem os entulhos no meio ambiente, mas sim, procurem os locais corretos disponibilizados pela Prefeitura de Matão”, finaliza.

Ainda no sábado a população pode contar também com uma grande apresentação da peça teatral ‘Circo Doisdo’. Uma grande novidade da BioMatão para 2018 foi o show na praça central que atraiu grande público com o som de Caveiras Rock, que trouxe o melhor do rock n’ roll dos anos 80.

“Realizar a segunda edição da BioMatão é um motivo de muita alegria e satisfação para nós da Secretaria de Meio Ambiente, ainda mais neste momento financeiro difícil pelo qual o município está passando. Porém, quando falta dinheiro, precisamos de criatividade, por isso, realizamos parcerias para este evento na praça central. Ao longo de toda esta semana, unimos nossas forças para promover atividades que trouxessem a população, conscientizando sobre a importância de preservar e cultivar o meio ambiente”, ressalta Markinho.

No domingo, 10, encerrando a BioMatão 2018, aconteceu a 4° Cavalgada ‘Cascos Pelas Patas’, um evento realizado pelas comitivas de nossa cidade, onde a intenção foi chamar a atenção das pessoas para cuidar dos animais, sobretudo cães e gatos. O prefeito Edinardo Esquetini, é um grande incentivador das ações ambientais e, principalmente ligadas à causa animal, autorizou e também apoiou todas as ações que foram realizadas nesta semana.

A Semana do Meio Ambiente foi uma realização da Prefeitura de Matão, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, e de Educação e Cultura, em parceria com a Águas de Matão, Citrosuco, CMS, Sesi e também do IFSP-Matão, além de contar com apoio cultural de Brasilux, CMMA Matão, Matão + Verde, Colorado Ambiental, Mauser e também Jornal do Comércio.

  • Jéssica Karoline com informações AIP

 

Veja Também

Mais de 716 mil empresas podem ser excluídas do Simples Nacional

A Receita Federal informou que foram notificadas 716.948 microempresas e empresas de pequeno porte que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *