Início / Notícias / Cidade / Senai lança Programa ‘Indústria Paulista Mais Competitiva’

Senai lança Programa ‘Indústria Paulista Mais Competitiva’

Projeto promove o aumento da competitividade das indústrias por meio de assessoria tecnológica em áreas estratégicas

 

Para que as indústrias de São Paulo iniciem a transição para as práticas da quarta revolução industrial, alcançando o máximo de seu potencial e elevando a sua competitividade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP) criou o Programa ‘Indústria Paulista Mais Competitiva’. O objetivo é promover o aumento da competitividade das indústrias por meio de intervenções nos setores produtivos das empresas, executando assessoria tecnológica em três áreas estratégicas: Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing), Eficiência Energética e Preparação para Indústria 4.0. A metodologia prevê, além do aumento de produtividade, a redução de custos e ganhos em qualidade e melhoria do ambiente de trabalho.

O presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e do Senai-SP, José Ricardo Roriz Coelho, pontua que a indústria passa por um momento de transformação no Brasil e no mundo e as transformações na linha de produção são inevitáveis. “Os robôs, a inteligência artificial e a internet das coisas já são realidade em países como Alemanha, China e Estados Unidos. Quem não entrar neste novo mundo está fora do ‘jogo’. As indústrias não possuem outra decisão a não ser investir na Indústria 4.0”, afirma Roriz.

As assessorias tecnológicas oferecidas nas três áreas estratégicas são independentes, porém complementares. Podem ser executadas conforme a necessidade ou prioridade de cada indústria. O programa começa com visitas dos consultores do Senai-SP até as empresas para diagnóstico prévio identificando exatamente o estágio atual das mesmas quanto as condições de trabalho e organização do chão de fábrica. Os consultores auxiliam as indústrias a escolher a assessoria que melhor se adapta à necessidade do negócio.

Na assessoria de Manufatura Enxuta, por exemplo, o programa prevê modificações rápidas e de baixo custo nas empresas para alcançar ganhos expressivos de produtividade. O conceito de manufatura enxuta baseia-se na redução de sete tipoas de desperdícios (superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos).
Segundo o Diretor Regional em exercício do Senai-SP, Ricardo Terra, os empresários precisam conhecer as novas tecnologias, os impactos que elas trazem para os seus negócios e os caminhos para se preparar para este novo desafio. “Conhecendo as novas oportunidades trazidas pela Indústria 4.0, com a ajuda de especialistas, é possível identificar a trajetória mais adequada para aumentar a eficiência do processo de produção e melhorar a gestão dos negócios”, destaca.

Podem participar do programa empresas de todos os segmentos industriais do estado de São Paulo, sem limitação de porte. Porém, com base em resultados de ações anteriores, ficou comprovado que os maiores níveis de aumento de produtividade são constatados em empresas de pequeno e médio porte. O resultado em programas anteriores, mais especificamente de Manufatura Enxuta, possibilitou aumento médio de 50% na produtividade das empresas participantes. Constatou-se que os ganhos foram atingidos sem a necessidade de investimentos em compra de novos equipamentos, sendo que apenas a otimização de layouts e movimentação de funcionários já possibilitaram o alcance de resultados expressivos.

Pesquisa Estudo realizado pela Fiesp identificou como as empresas estão lidando com a perspectiva de chegada da quarta revolução industrial. A pesquisa feita com 227 companhias mostrou que 59% das empresas nunca usaram o Lean Manufacturing, um pré-requisito importante para a Indústria 4.0. E muitas desconhecem os conceitos da quarta revolução industrial já que, de acordo com a pesquisa, 32% das entrevistadas nem conhecem o termo Indústria 4.0. E do total de entrevistadas, apenas 5% se consideram preparadas para implantar as mudanças em sua companhia. Mais informações e inscrições: www.industriamaiscompetitiva.sp.senai.br

 

  • Assessoria de Imprensa

Veja Também

Sorema comemora aniversário com atividades esportivas e de lazer

Eventos começam neste domingo (23). Clube completa 58 anos A Sorema comemora seu aniversários de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *