Início / Entretenimento / Decoração / Shabby Chic…. Estilo décor

Shabby Chic…. Estilo décor

Por Sheilla Moraes – Designer de Interiores

Você pode até não reconhecer esse termo Shabby Chic mas com certeza já viu ou fez muita décor desse estilo. De acordo com a história, esse estilo nasceu com os ingleses, da época das grandes casas de campo. Era um costume da época mobiliário e objetos adquiridos em mercados de pulgas, porém já eram usados e desgastados, daí o termo Shabby Chic, o significado é algo como “chique gasto” ou “chique esfarrapado”.

Esse estilo é basicamente a mistura de elementos antigos, gastos, sofisticados, clássicos com outros modernos. E claro acrescentando muita feminilidade e flores. E a palheta de cores fica entre os tons pasteis e o uso de muito branco.

Para compor um décor Shabby Chic não é difícil e nos dias atuais reciclar é palavra de ordem. Então abuse de móveis de madeira ou de ferro repintados várias vezes, de preferência em branco ou nos tons de rosa e verde bem clarinhos. Móveis garimpados ou com aspectos propositalmente desgastados. Móveis de madeira de demolição e também o mobiliário e as peças que passaram de geração em geração e, mesmo que com o passar dos anos conseguiram preservar e até melhorar o seu charme e elegância naturais.

Os detalhes ficam por conta das velas, candelabros, gaiolas, peças vintages e flores. Tudo seguindo a mesma proposta do mobiliário, reciclado. Vale tudo, castiçais podem virar vasos para pequenas flores e os vasos podem servir para colocar as velas. Outra dica bacana e bem vintage é usar garrafas antigas ou jarros que podem servir como recipientes para as flores. A proposta principal é criar ambientações delicadas e femininas, moderna e elegantes.

Não podemos esquecer nunca do aconchego, incorporando os tecidos de toque macio, com temas florais e muito confortáveis, com detalhes requintados e qualidades que resistem às provas da vida diária. Pode ser nas almofadas, nos estofados, em uma manta, nos tapetes ou mesmo nos laços dos arranjos. Os ambientes precisam ser convidativos. Não esquecendo de harmonizar as cores, dando preferência às tonalidades brancas.

Se inspire, renove e recicle as peças do dia a dia para criar a proposta Shabby Chic em sua casa. Em cada ambiente um detalhe, um novo encanto!

Veja Também

Como aquecer a nossa casa nos dias frios

Por Sheilla Moraes -Designer de Interiores   As temperaturas baixaram, principalmente à noite, e aqui …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *