Início / Notícias / Cidade / Sinal analógico de TV será desligado no dia 28 de novembro

Sinal analógico de TV será desligado no dia 28 de novembro

Daqui a 20 dias só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital. Veja o que precisa ser feito para ter acesso

 

O sinal analógico de TV será desligado em Matão e em mais 34 cidades da região de São Carlos no dia 28 de novembro. A partir dessa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital, que oferece qualidade de som e imagem semelhante à de cinema.
A Seja Digital, entidade responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, está distribuindo kits gratuitos, com antena digital e conversor com controle remoto, equipamentos que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital.
“A Seja Digital tem como parte de suas atribuições distribuir kits gratuitos para a população atendida pelo Governo Federal. São mais de 20 programas sociais, então recomendamos que todos verifiquem se têm direito acessando o site www.sejadigital.com.br/kit ou ligando gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos”, afirma Rodrigo Espinoza, consultor de mobilização social da Seja Digital.
Para quem já está com os equipamentos e ainda tem dúvidas sobre a instalação, abaixo estão algumas dicas para adiantar o procedimento e continuar assistindo sua programação favorita após o desligamento.

Instalação

É muito fácil instalar a antena e o conversor para preparar sua TV para o sinal digital, mas se você não tiver segurança para fazer a instalação da antena, procure um especialista. Sua segurança está em primeiro lugar.
Montar e instalar a antena: Pegue as varetas e o corpo da antena. Cada vareta possui um número que é correspondente a um furo no corpo da antena. Encaixe as varetas até completar toda a antena, sendo seis de cada lado. Conecte o cabo coaxial na ponta da antena. Coloque a antena do lado de fora de sua casa em um local alto, de preferência em cima do telhado, longe de muros, chaminés, árvores ou qualquer outra barreira que possa bloquear o sinal. Direcione a antena para a torre de transmissão de TV. Caso não saiba a direção da torre, basta olhar as antenas dos seus vizinhos e virar para a mesma direção.
Como instalar o conversor: Pegue a outra ponta do cabo coaxial que já está conectado a sua antena e conecte ao conversor na entrada RF. Pegue os cabos RCA e conecte nas entradas de áudio e vídeo do conversor combinando as cores: a ponta amarela do cabo com o ponto amarelo do conversor, branco com branco e vermelho com vermelho. Pegue a fonte de alimentação, conecte no conversor e coloque na tomada.
Como conectar o conversor a sua TV: Pegue a outra ponta do cabo RCA e conecte atrás da TV combinando as cores: amarelo com amarelo, branco com branco e vermelho com vermelho. Se sua TV só tiver duas entradas, basta deixar a ponta do cabo branca sem conexão. Pegue o controle remoto de sua TV, ligue a TV e busque a entrada AV. Dependendo do modelo da sua TV, veja em qual entrada você consegue sintonizar o conversor: pode ser na AV1 ou AV2.
Como configurar o seu conversor: Ligue agora seu conversor com o controle remoto do conversor. Na tela inicial, use as setinhas do controle para selecionar a opção ‘Busca Canais’. O conversor vai automaticamente iniciar a busca de canais. Essa etapa pode durar mais ou menos três minutos. Quando terminar a busca, aperte a tecla ‘Sair’ do controle para começar a assistir a sua TV Digital com imagem de alta definição e som sem chiado.
Campanha Instalação Premiada: Além de ver TV sem chuvisco e sem chiados, você também pode concorrer a prêmios na Promoção Instalação Premiada. Para se inscrever é rápido e simples: Aperte a tecla ‘Ginga’ do controle remoto do conversor. Com as setinhas, procure o aplicativo Seja Digital. Aperte ‘Ok’ para gerar um código de cinco dígitos. Anote o código de cinco dígitos que aparece na tela. Ele é pessoal e intransferível. Com esse código e o número NIS inscreva-se na promoção ligando grátis 147 ou acessando o site www.sejadigital.com.br/concorra

 

  •  Natali Galvão

Veja Também

Comad realiza confraternização dos alunos premiados no concurso de vídeos

Evento foi realizado em julho para conscientização da Semana Municipal de Prevenção ao Uso de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *