Início / Notícias / Vacinação para adultos é necessária!

Vacinação para adultos é necessária!

Hoje, 17 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Vacinação, e as vacinas representam uma significativa conquista alcançada pela ciência com vistas à promoção e proteção da saúde dos indivíduos, trazendo benefícios incomparáveis à humanidade. Contudo, muitas pessoas acreditam que a vacinação deve ser feita apenas na infância. Para a professora do curso de Enfermagem da Anhanguera de Niterói, Caroline Cardelli, essa crença é um grande engano. “Existem alguns tipos de vacinas que devem ser tomadas para o resto da vida. Algumas doenças se manifestam na fase adulta e, por isso, é de grande importância a vacinação contra doenças bacterianas e virais”.

A docente da Anhanguera explica que em função da perda progressiva da capacidade resposta imunológica do organismo ao longo da vida, depois da adolescência é preciso estar atento à imunização contra várias doenças. “Durante a vivência profissional neste âmbito, tenho observado que a adesão de vacinação ao calendário infantil tem alcançado bons índices, mas não podemos menosprezar a ausência de busca para vacinação dos adultos. É possível perceber que um adulto não vacinado não coloca em risco apenas sua saúde, podendo contrair versões mais agressivas de doenças como o sarampo, ele ainda pode servir como vetor de transmissão para crianças que não completaram a imunização”.

Caroline ressalta que as principais vacinas que devem ser administradas em adultos, tendo a oferta gratuita nas unidades básicas de saúde. “Quando se dirigir até a unidade, esteja munido do comprovante de vacinação anterior para que o profissional possa averiguar a necessidade de completar o esquema vacinal anterior ou apenas atualizar com uma dose de reforço, por exemplo”.

 

Veja Também

Inflação pelo Índice Geral de Preços cai de 0,49% para 0,24%

O Índice Geral de Preços–10 (IGP-10) teve uma inflação de 0,24% em novembro em todo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *