Início / Notícias / Cidade / Vai começar o CarnaMatão

Vai começar o CarnaMatão

Festa contará com shows na praça ‘Alfredo de Paiva Garcia’, trio elétrico, marchinhas e matinês no ginásio ‘Décimo Chiozzini’ e no Turvo

 

Chegou a hora de cair na folia! A festa mais tradicional do nosso País está chegando com muita animação na cidade, a partir de hoje, 9, até terça, 13, a Prefeitura realiza o primeiro CarnaMatão, uma festa para agitar os foliões do município e da região, e totalmente gratuita.

Quem abre as festividades é o bloco “Rabo de Galo”. A concentração para a folia será na Av. Padre Nelson, em frente à Ápia, às 21h, com a participação de um trio elétrico e, que seguirá para a praça ‘Alfredo de Paiva Garcia’, onde a animação com os demais foliões continuará.

“Rabo de Galo”

No final de 1983, um grupo de amigos, reunidos no então ‘Jandaia’ e amantes do drink “Rabo de Galo”, criaram o ‘Grêmio Recreativo Esportivo Unidos pelo Rabo de Galo’. Os fundadores do bloco são os ‘Irmãos Gimenez’ – Márcio, Fábio e Rafael (Feféu). O primeiro desfile contou apenas com sete integrantes. A cada ano é eleito um presidente do bloco. Márcio Gimenez é o presidente vitalício.

Posteriormente, vieram novos integrantes como Paulo Bartachini (Bacaxi), André Grecco (Greccão), David Sbrissa, Fatima Aparecida Pauletti, Joemir Pinotti Oliveira, dentre outros personagens matonenses. Na maioria das vezes os homens que participam de vestem de mulheres, e as mulheres se vestem de homem.

Animação na praça

Na praça ‘Alfredo de Paiva Garcia’ as cinco noites de folia prometem entrar para a história da cidade, com uma mega estrutura e contando pela primeira vez com a nimação de um trio elétrico, comandado pela cantora Fernanda Rocha, com muito batuque e precursão baiana.

A festa contará também com shows de artistas de destaque no cenário nacional, no sábado, 10, a alegria fica por conta de Dérik & Luciano, no domingo, 11, é a vez de Fernando Serafim, e na segunda, 12, a tão aguardada apresentação da dupla de grande sucesso no País, João Bosco e Vinícius. A folia começa todos os dias sempre às 22h.

Marchinhas

E mais uma novidade entra nas festividades carnavalescas da cidade este ano, com o resgate das tradicionais marchinhas de Carnaval, com a banda ‘Flecha de Ouro’, no ginásio de esporte ‘Décimo Chiozzini’, às 22h, com início no sábado, 10 e término na terça, 13.

A banda foi idealizada por uma grupo de amigos e fundada na década de 1980 pelo trompetista Sebastião Antônio Alexandre (Nina) para animar o baile de Carnaval da Sociedade Recreativa Grêmio, o “Clube do Grêmio”. O grupo retorna em 2018 com o objetivo de atender um pedido do prefeito Edinardo Esquetini para compor a programação do primeiro CarnaMatão.

A composição atual conta com quatro cantores (João Bochi, Juliano Bochi, Rogério Gabriel e o Lurdinha), dois contrabaixos (Pavão e Flávio), um teclado (Ribiti), duas baterias (Eduardo e Marrom Liso), três percussionistas (Baiano, Paquita e Quevá), dois trompetes (Nina e Ronaldo), três trombones (Jonas Garcia, Li Jaquinto e Jonatas) e um saxofone alto (Alex).

Matinês

Para a criançada a folia será no domingo, 11, e na terça, 13, com matinês no ginásio de esportes ‘Décimo Chiozzini’, às 15, com animação da banda ‘Flecha de Ouro’. Nos mesmos horários e dias as matinês também acontecerão no distrito de São Lourenço do Turvo, que contará com trio elétrico na praça ‘José Zangari’.

Ambulantes

Os vendedores ambulantes que desejarem participar da festa poderão de instalar na praça ‘Alfredo de Paiva Garcia’. A solicitação do alvará específico precisa ser feita até na sexta, 9.  Os interessados devem procurar o Departamento de Tributos, localizado na rua Oreste Bozelli, número 1165, no Centro, das 8h às 17h. O telefone para contato é 3383-3113.

Inovação

O secretário de Governo, Ivan Serigato Jr., explica que o objetivo em 2018 foi de oferecer um Carnaval reformulado, cuja identidade atenda a todos os gostos, desde crianças e jovens até pessoas com mais idade, que não dispensam uma folia. “Procuramos trazer uma marca específica do governo Esquetini, com a apresentação de uma série de atrações sob esta nova identidade, com mudanças que pudessem melhorar a qualidade da festa. Resolvemos centralizar as comemorações nesta nova fase do Carnaval matonense, trazendo total segurança para nossa população e facilitando o acesso a moradores de todos os bairros da cidade”, afirma.

Júlio César Ribeiro, diretor do Departamento de Cultura, revela que a Prefeitura quer, com esse trabalho, retomar as festividades públicas do Carnaval. “São esforços voltados ao resgate desta data popular e o projeto tende a se consolidar e ampliar para o próximo ano com a inclusão de novas atrações. Esperamos atender a população matonense e assim crescermos para que o Carnaval fique cada vez melhor”, acrescenta.

 

  • Renata Bottura com informações AIP

Veja Também

PAT divulga novas vagas em Matão 13/11

    Vagas Disponíveis: PAT/SERT     Regional: ARARAQUARA  Município: PAT MATÃO Por meio do Posto de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *